DNE.jpgA Universidade de Cabo Verde recebeu a Direção Nacional de Educação (DNE) e a Direção Geral da Comunicação do Ministério de Educação, nesta quarta-feira (26), na sala de reuniões do edifício 2, Campus de Palmarejo Grande, com vista a conhecer as potencialidades da Uni-CV e perspetivar novas áreas de cooperação. 

A Reitora cessante, Judite Medina do Nascimento, fez uma apresentação geral da Universidade, destacando os principais projetos que a Universidade de Cabo Verde tem desenvolvido com a Direção Nacional de Educação. A equipa reitoral e os dirigentes das unidades orgânicas e dos serviços detalharam os projetos em andamento com a DNE.

 

A Direção Nacional de Educação tem até 2025 para terminar a revisão curricular do 1º ao 12º ano, por isso tem procurado intensificar essa relação com a Universidade de Cabo Verde, conforme deixou entender a diretora cessante da DNE, Eleonora Sousa. Neste momento está com um plano de formação nacional dos professores e espera continuar a desenvolver junto com a Universidade de Cabo Verde, mais propriamente a formação contínua dos professores.

A formação contínua dos professores é uma preocupação, vontade e necessidade identificada, que claramente tem que ser continuada e trabalhada em estreita colaboração com a Uni-CV, (reconhece a diretora cessante), avançando que não tem sido fácil devido a vários fatores. “Por isso estamos aqui hoje para ver alternativas, metodologias e respostas para que possamos desenvolver sobretudo a formação contínua dos professores porque temos uma mudança a nível dos currículos, a formação dos professores tem que acompanhar essas mudanças e levar aos professores as formações que entendemos ser importante”.

DNE_C.jpg

O Reitor eleito, José Arlindo Barreto, reconheceu todo o trabalho que a Direção Nacional de Educação tem feito e mostrou-se disponível em trabalhar de mãos dadas com a DNE. “O trabalho que se faz aqui na Universidade de Cabo Verde só pode ter sucesso se houver uma articulação forte entre os subsistemas da educação. Podemos trabalhar de forma clara e acelerada para desenvolvermos projetos em diferentes domínios”, afirma.

“A Universidade de Cabo Verde é o parceiro ideal para desenvolvermos as nossas ações, e com certeza, junto da nova equipa reitoral, vamos encontrar outras formas de colaboração para podermos continuar esse trabalho que tem sido desenvolvido ao nível de DNE”, frisou o diretor nomeado da DNE, Adriano Moreno, reconhecendo que a DNE está inteiramente disponível para essa cooperação, de modo a identificar novas áreas de colaboração conjunta. 

O encontro terminou com uma visita às instalações do campus, entre as quais o Instituto Confúcio, os Serviços Técnicos e de Informática, o Gabinte de Comunicação e Imagem, o Centro de Convenções, a "vila estudantil", a Casa da Ciência, os institutos de língua, os laboratórios, a mediateca, a residência estudantil e a cantina.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account