O Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde foi estabelecido em dezembro de 2015. Nos últimos seis anos, mais de 50 professores de nomeação pública e voluntários do Instituto dedicaram-se abnegadamente a esta causa. Mais de 5.000 alunos começaram a estudar a língua chinesa.
O ensino da língua chinesa, as atividades culturais, a gestão abrangente, bem como os intercâmbios de cooperação têm-se amadurecido gradualmente. Assim, após o ensino básico não académico, atingimos uma nova fase com certificação da licenciatura em Estudos Chineses.
Cerimónia de Inauguração e colocação da placa do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde, dezembro de 2015
No ano de 2016, todo o trabalho do Instituto foi levado a cabo sem constrangimentos. O número de inscritos aumentou e atingiu os 400 alunos. As aulas foram lecionadas ordenadamente, com cada professor a mostrar as suas competências. Realizaram-se, ainda, mais de 20 ricos e variados eventos culturais. O instituto implementou o sistema de avaliação de aulas pelo diretor e preparação conjunta das aulas pelos professores, de forma a facilitar a orientação profissional e a qualidade do ensino. O corpo docente e a restante equipa do Instituto dedicaram-se, responsável e arduamente, às suas funções, contribuindo, assim, para o desenvolvimento vigoroso do Instituto.
Em 2017, o Instituto fez grandes avanços em termos de escala e níveis de escolaridade. O programa do ensino da língua chinesa para o ensino secundário foi integrado no sistema nacional de educação de Cabo Verde, impulsionando o rápido desenvolvimento do ensino da língua chinesa em Cabo Verde. A distribuição das aulas para os mais de 1400 alunos inscritos foi feita na Sede do Instituto Confúcio, na Universidade de Cabo Verde e em 15 escolas secundárias das ilhas de Santiago e São Vicente. No mesmo ano, foram organizados mais de 30 eventos culturais, contando com a participação de mais de 4000 pessoas. Os eventos culturais organizados pelo Instituto tiveram boa cobertura pelos meios de comunicação social.
Integração do ensino da língua chinesa no sistema nacional de educação de Cabo Verde, em 2017
Desde 2018, o Instituto tem vindo a melhorar continuamente a qualidade de ensino da língua chinesa, a partir da base sólida já existente, contando com mais de 3000 alunos inscritos.
O Instituto desenvolveu e tem vindo a implementar, de forma gradual, o “Plano de Desenvolvimento do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde, 2018-2022”.
Todos os anos são realizados o Teste de Proficiência de Língua Chinesa (HSK) e o Teste de Proficiência Oral de Língua Chinesa (HSKK). São também realizadas as pré-eliminatórias nacionais cabo-verdianas do Concurso “A Ponte Chinesa”, como forma de estimular o interesse dos alunos em aprender a língua chinesa.
Todos os anos são ainda realizadas ações de formação destinadas aos professores voluntários de língua chinesa e ações de formação em língua portuguesa destinadas aos professores chineses a cumprir missão em Cabo Verde. Estas ações de formação têm como objetivo melhorar a capacidade linguística dos professores, de modo a estimular uma melhor interação com os alunos cabo-verdianos. Têm, também, como objetivo o melhoramento contínuo das várias regras e regulamentos, para uma gestão mais eficiente.
A partir de outubro de 2021, a licenciatura em Estudos Chineses fará parte da oferta formativa da Universidade de Cabo Verde. Este passo representa a elevação do Instituto Confúcio a um novo nível e o início de uma nova etapa.
Gala de Ano Novo Chinês realizada pelo Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde e a Organização das Instituições Chinesas, em janeiro de 2020