armenio_vieira.jpg

No dia 14 de outubro, a Universidade de Cabo Verde foi palco de uma homenagem a Arménio Vieira, organizada pela Editora Rosa de Porcelana e pela Presidência da República de Cabo Verde, em comemoração dos 80 anos do poeta. 

A cerimónia de homenagem foi realizada no Centro de Convenções do Campus de Palmarejo Grande e nela estiveram presentes as conferencistas a Professora Fátima Fernandes e a Professora Mariana Faria, Coordenadora de terceira linha de investigação da Cátedra de Literatura em Língua Portuguesa com o tema ‘’Um olhar sobre a obra de Arménio Vieira’’.

No discurso de abertura, o Vice-reitor para o Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, João Cardoso, felicitou o homenageado pelos seus 80 anos, mas sobretudo destacando a rica produção daquele compatriota: “A Universidade de Cabo Verde sente-se muito honrada. Para nós é motivo de regozijo estar aqui acolhendo este evento’’, frisou.

Nas palavras da Professora Fátima Fernandes, ‘’a emergência da produção literária de Arménio Vieira situa-se, sem dúvida, num momento paradigmático em que a literatura cabo-verdiana protagoniza o ‘livrar-se do fantasma operativo da caboverdianidade’,’processando-se num universo muito mais alargado da intelectualidade revelada na necessidade de reinterpretação do distanciamento da realidade focalizada num novo centramento estético, poético e ético’’.

IMG_1165.jpg

A Professora partilhou leituras da obra de Arménio Vieira, de uma forma resumida, apresentando alguns tópicos, bem comointervenções da parte dos seus estudantes que declamaram poemas e prosa do autor.  

‘’Todos nós nos regozijamos com a atribuição do Prémio Camões em 2009 a este escritor.” 

Por seu turno, a Doutora Mariana Faria saudou o poeta, dizendo: ‘’Permitam que saúde, em primeiro lugar, Arménio Vieira, poeta que hoje aqui nos reúne para celebrar a palavra poética nesta casa, feita pelo conhecimento e pelo saber’’. Na sua comunicação intitulada “Entre a utopia e a magnitude poética” divisou algumas linhas da obra armeniana, textos como “À guisa do prefácio”, e dentre outros.

Durante a cerimónia o Presidente da República fez o seu discurso agradecendo a todos, ‘’Por imperativo de consciência e de gratidão tomei a iniciativa de propor esta homenagem pelos 80 anos deste Poeta Maior cabo-verdiano e universal. 

‘’Muito me regozijo com o fato de ter podido contar com as brilhantes parcerias da Universidade de Cabo Verde e da Editora Rosa de Porcelana, bem assim com as competentes colaborações das Senhoras Professoras Mariana Faria e Fátima Fernandes, que me antecederam. A todos, pois, a minha profunda gratidão’’.

‘’Arménio Vieira não será um dos pais-fundadores da pátria, mas é, sem dúvida, um dos seus mais altos dignitários’’. O primeiro Prémio Camões da Literatura de Cabo Verde é deveras um monumento da poesia cabo-verdiana e universal. Sobressai de entretodos como único e irrepetível” ressalvou o Presidente da República. 

IMG_1174.jpg

 

O Presidente da República afirmou ainda que ‘’celebrar o autor de uma obra de inegável genialidade intelectual e estética, este peregrino do absoluto poético e estético, por ocasião de seus 80 anos, igualmente nos dá a saborosa oportunidade de poder ver como aquele adágio antigo que dizia que a poesia morre cedo na pena dos poetas’’.

Arménio Vieira nasceu a 24 de janeiro de 1941 na cidade da Praia. Foi redator do jornal “Voz di Povo”; é membro da Academia Cabo-verdiana de Letras e foi agraciado, em 2009, com o Prémio Camões, que é considerado o mais importante galardão daliteratura em língua portuguesa. 

Fazem parte da sua obra uma coleção de Poemas - África Editora - Colecção Cântico Geral. – Lisboa. E ainda:

O Eleito do Sol - Edição Sonacor EP - Grafedito - Praia - novela.

 - Poemas (reedição) - Ilhéu Editora - Mindelo - poemas.

No Inferno - Centro Cultural Português - Praia e Mindelo - romance.

 - MITOgrafias - Ilhéu Editora - Mindelo - poemas.

 - O Poema, a Viagem, o Sonho - Editorial Caminho - Lisboa - poemas.

 - O Brumário

 - Derivações do Brumário

 - Fantasmas e Fantasias do Brumário

Galeria de fotografias  

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account