No âmbito do regulamento para a eleição dos presidentes das unidades orgânicas da Universidade de Cabo Verde, aprovado pela deliberação n.º 003/CONSU/2024, de 09 de fevereiro, a Comissão Eleitoral, exercendo as suas competências regulamentares, publica a  lista definitiva de candidaturas admitidas e não admitidas, na sequência da avaliação dos recursos apresentados.

Está agendada para o próximo dia 12 de abril de 2024 a eleição dos Presidentes das Unidades Orgânicas. Pela primeira vez na história da Uni-CV, a eleição do Presidente de cada Unidade Orgânica realizar-se-á por meio de um processo de sufrágio universal, livre e secreto, levado a cabo diretamente pelos docentes afiliados à respetiva Unidade.

Esta iniciativa pretende reforçar a participação ativa dos docentes na governação da universidade, promovendo, em simultâneo, os valores de transparência, imparcialidade e democracia que norteiam a gestão interna. Esta alteração, em consonância com o Programa de Ação do Reitor, é sustentada por um novo regulamento eleitoral, concebido para ser participativo, claro e equitativo, e fundamenta-se nos princípios definidos pelos Estatutos da Uni-CV.

basilio.jpg À medida que se aproxima a data de entrega do Prémio Canárias 2024 na categoria Investigação e Inovação sobre o prémio, ao Prof. Basilio Valladares Hernández, Professor Emérito da Universidade e la Laguna, Tenerife no dia 30 de maio, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) destaca o seu papel crucial na evolução e fortalecimento da área de saúde em Cabo Verde

Desde o início da Uni-CV em 2006, Basilio Valladares Hernández, então presidente do Instituto de Enfermidades Tropicales das Canárias, estabeleceu uma parceria produtiva com a universidade, mobilizando financiamentos e oferecendo oportunidades de formação avançada e participação em projetos aos  docentes e estudantes.

Uma frutífera cooperação 

A cooperação com Uni-CV começou com o apoio aos docentes para fazerem mestrados e doutoramentos nas universidades de Canárias, criando um grupo robusto de especialistas na Uni-CV, muitos dos quais ligados ao Instituto de Enfermidades Tropicales.  

A instalação do Laboratório de Biologia Molecular na Uni-CV, financiada pelo Cabildo de Tenerife, marcou outro passo importante desta colaboração, estabelecendo a primeira infraestrutura desse tipo no país e permitindo avanços na investigação e no combate a doenças tropicais e as transmitidas por vetores.

Além disso, como codiretor de Campos África, um evento bienal que combina formação científica intensiva com atividades de cidadania, Prof. Valladares tem sido fundamental na formação prática e teórica de estudantes da Uni-CV. 

Um legado de solidariedade e ciência

O docente e investigador da Uni-CV, Prof. António Correia e Silva, o primeiro Reitor da Universidade, refletindo sobre a parceria, sublinha a dívida de gratidão da Uni-CV para com o Prof. Valladares, não apenas pelo seu empenho científico, mas também pela sua incansável promoção da cooperação. "Valladares não é só um grande cientista, mas também um grande promotor da cooperação científica, escolhendo Cabo Verde e a Uni-CV como parceiros preferenciais," destaca Correia e Silva.

A Uni-CV aproveita este momento para expressar a sua profunda gratidão e reconhecimento, antecipando continuadas e frutíferas colaborações. Este prêmio honra o compromisso e as realizações do Prof. Basilio Valladares, mas também reafirma o valor da parceria entre as Canárias e Cabo Verde, um testemunho do poder da cooperação internacional em educação e saúde.

 lista_candidatos_Admitidos_uo.jpg Ao abrigo do disposto no regulamento das eleições dos presidentes das unidades orgânicas da Universidade de Cabo Verde, aprovado pela deliberação n°003/CONSU/2024, de 09 de fevereiro, a Comissão Eleitoral, no uso das suas competências regulamentares, publica a lista das candidaturas admitidas e não admitidas.

A reclamação sobre a decisão de admissão ou rejeição das candidaturas deve ser feita até 2 dias úteis após a publicação, até 23 de março.

 NOVA_UniCV_Reforco_cooperacao.jpg

O Reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), José Arlindo Barreto, recebeu Jorge Bravo, Diretor do curso de Pós-Graduação em Ciência de Dados para Finanças e docente na Information Management School (NOVA-IMS), hoje, dia 14 de março, na sala do Conselho da Universidade, no campus do Palmarejo Grande, com o objetivo de reforçar os laços entre as duas instituições de ensino superior.

Durante a reunião, Jorge Bravo expressou a abertura da sua instituição para futuras cooperações. O Reitor, por sua vez, expressou gratidão pela parceria estabelecida com a NOVA-IMS e assegurou a disponibilidade da Uni-CV para continuar essa colaboração valiosa. Ele também enfatizou a importância vital do curso de Ciência de Dados para todas as organizações, destacando a centralidade dos dados nas estratégias empresariais e institucionais contemporâneas.

Jorge Bravo está em Cabo Verde de 11 a 15 de março para lecionar o módulo "Fixed Income Securities" na Pós-Graduação em Ciência de Dados para Finanças e apresentou o seminário "Ensemble Methods For Stock Market Prediction" no auditório 101 do edifício 8, destacando a aplicação prática e a atualidade do curso no panorama financeiro.

A Pós-Graduação em Ciência de Dados para Finanças (PCDF) representa uma oferta formativa inovadora, desenhada para profissionais do setor financeiro que buscam aprofundar suas competências analíticas e quantitativas. O programa abrange desde a avaliação de ativos financeiros, gestão de risco, engenharia financeira até a computação financeira, preparando os participantes para as mudanças na indústria financeira, incluindo tecnologia blockchain e inovações em Fintech & InsurTech.

É de salientar que, em julho de 2022, a Uni-CV e a Universidade Nova de Lisboa renovaram a sua cooperação, objetivando promover a colaboração em campos académicos, científicos e culturais; facilitar a mobilidade de pessoal académico e estudantes; oferecer bolsas de estudo; capacitar quadros e disseminar conhecimento através de publicações.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account