A Universidade de Cabo Verde celebra a classificação de seus estudantes para a final do concurso CLIMATHON 2024, que decorrerá entre 3 e 6 de junho na Universidade de Sine Saloum El Hâdj Ibrahima NIASS, no Senegal. Este encontro foi marcado pela receção da equipe reitoral da universidade, incluindo o Reitor, José Arlindo Barreto, e a Pró-reitora para Políticas Estudantil e Extensão Universitária, Fátima Fernandes, que se encontraram com os estudantes no dia 30 de maio para expressar apoio e discutir as estratégias finais.
O CLIMATHON 2024 é uma competição internacional focada em soluções inovadoras para combater as mudanças climáticas na África Ocidental, envolvendo estudantes de Senegal, Gâmbia e Cabo Verde. A competição é patrocinada pela Agência Universitária Francófona, pelo Fundo “Ressonâncias Internacionais do Festival da Francofonia”, pelo Serviço Francês de Cooperação e Ação Cultural, e pelo Instituto Franco Senegalês de Dakar.
Os representantes de Cabo Verde incluem cinco estudantes, divididos em três equipes, que desenvolveram projetos:
- Equipa 1: Edson Anilton Morenos, estudante de Engenharia Informática, e Fred Nelson Centeio, no quarto ano de Engenharia Eletrotécnica.
- Equipa 2: Walter Patrício Gomes Vieira e Silvy Martins Lima, ambos no quarto ano de Ciências Biológicas.
- Equipa 3: Dulce Romina Semedo Bettencourt, estudante do quarto ano de Literaturas e Culturas com especialização em Estudos Ingleses.
Os participantes recebem orientação do Prof. Inácio Vera-Cruz, Diretor/Coordenador do Centro de Empregabilidade Francófono, que atua como coach de negócios, preparando os estudantes para apresentarem suas iniciativas.