capa 3

A Universidade de Cabo Verde acolheu a primeira conferência dos professores de francês de Cabo Verde, durante os dias 1 a 3 de dezembro, subordinada ao tema “Os novos desafios e ganhos do ensino/aprendizagem da língua francesa em Cabo Verde e os seus impactos no desenvolvimento do arquipélago”.

A Pró-Reitora para Política Estudantil e Extensão Universitária, Fátima Fernandes, salientou que “um professor nunca para de aprender” e que sempre incorpora a qualidade e a inovação no seu modo de ensino.

Sublinhou que a iniciativa de fazer a conferência permitirá aos participantes analisarem, discutirem e partilharem considerações sobre as práticas de ensino e, consequentemente, melhorar o sistema educativo cabo-verdiano, afirmando ainda que a língua francesa é importante porque ajuda na integração dos estrangeiros no país e a boa comunicação dos cabo-verdianos nos outros países.

A Embaixadora da França em Cabo Verde, Catherine Mancip começou por felicitar a Associação dos Professores de Francês de Cabo Verde (APROF-CV) por completar 25 anos de existência, em que consolidaram o seu papel enquanto interlocutores e promotores da língua e cultura francesa em Cabo Verde. Avançou que hoje em dia o desafio é continuar a desenvolver este papel ao redor das ilhas do país, e que a presente conferência irá trazer uma nova reflexão sobre o trabalho deste profissional nas escolas.

O presidente da APROF-CV, Paul Mendes afirmou que em muito dos casos os professores se acostumam com a monotonia do dia a dia, já conhecendo os conteúdos que lecionarão desde o início ao fim do ano.

Ressalvou a ideia dos professores investirem em melhorar as suas capacidades linguísticas e profissionais, e uma solução indicada foi a adesão a formação e a comunicação com franceses na internet para perceber as mudanças que esta língua sofre com o passar dos anos, lamentando o pouco número de professores desse idioma nas escolas, mas sublinhou a importância de desenvolver e fortalecer a língua nas crianças, adolescentes e universitários.

Além deste tema, a conferência debaterá temas como: o tratamento da componente comunicativa no processo de ensino/aprendizagem da língua francesa em Cabo Verde; as especificidades pedagógicas do ensino/aprendizagem da língua francesa nas escolas primárias cabo-verdianas; os materiais didático-pedagógicos utilizados para o ensino do francês em Cabo Verde: aspetos positivos, negativos e perspetivas; os programas de ensino /aprendizagem da língua francesa em Cabo Verde: pertinência dos conteúdos e adequação das transições de um nível de ensino ao outro; e a utilidade do ensino / aprendizagem da língua francesa para Cabo Verde.

Este evento contou com a organização do APROF-CV, em parceria com a Embaixada da França em Cabo Verde, da Organização Internacional da Francofonia e do Ministério da Educação.

 

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account