Na manhã de 28 de maio, na Sala 208, Edifício 1 do Novo Campus da Universidade de Cabo Verde, o Instituto Confúcio realizou, com sucesso, as preliminares do 15º Concurso de Proficiência em Língua Chinesa, a “Ponte Chinesa", para estudantes estrangeiros do ensino secundário.
O evento visa fornecer uma plataforma para estudantes cabo-verdianos do ensino secundário que aprendem o mandarim, no sentido de demonstrarem os seus conhecimentos da língua chinesa, estimular cada vez mais o processo do ensino, aumentar o interesse e entusiasmo, bem como melhorar a compreensão e o gosto pela Língua e Cultura Chinesa.
Um total de 23 concorrentes de oito escolas secundárias inscreveram-se nesta fase preliminar. A competição consistiu em três partes: autoapresentação, teste de conhecimento e habilidades na cultura chinesa. Os professores chineses Wang Xin, Wu Meiling e o professor local Alcides Fortes formaram o corpo dos jurados.
Os participantes mostraram talento e habilidades na língua e cultura chinesa: alguns cantaram músicas chinesas, outros dançaram danças tradicionais chinesas; demonstraram ainda habilidades no Kung Fu e uma concorrente tocou no violino uma bela música folclórica chinesa chamada "Jasmine Flower". Tudo isto impressionou o júri e os professores, revelando o espírito vivo e encantador dos estudantes cabo-verdianos e o seu apreço pela cultura tradicional chinesa.
Depois de uma manhã de competição emocionante, 10 concorrentes chegaram às finais. O Sr. Zhou Fuqiang, Diretor do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde, expressou as suas sinceras felicitações aos finalistas e encorajou todos os estudantes a aprenderem chinês, através do concurso da ponte chinesa. Em particular, no contexto da promoção do Programa "Um cinturão, uma estrada" e da construção de uma comunidade do destino humano, aprender bem o chinês contribuirá para um desenvolvimento amplo em termos pessoais e profissionais no futuro.