Enquadrado na celebração do 13º Dia Internacional da Língua Chinesa das Nações Unidas, o Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde realizou o primeiro concurso de canções chinesas "Cantar Cabo Verde" na Cidade da Praia, intitulado " Quero cantar para si". Cerca de 136 estudantes de língua chinesa, de duas ilhas e três localidades, se inscreveram para participar deste evento online.
Trata-se de uma festa musical cuidadosamente preparada por todos os amantes da língua chinesa em Cabo Verde, visando a celebração do Dia Internacional da Língua Chinesa. O Júri foi composto por professores chineses e cabo-verdianos, que examinaram cuidadosamente os concorrentes em quatro dimensões: pronúncia chinesa, qualidade de tom, técnica de canto e aparência geral.
Numa disputa afável, seis concorrentes conseguiram chegar à fase final, e os juízes ficaram impressionados com a excelência e dedicação dos estudantes, em termos da sua pronúncia chinesa e habilidades musicais. Marta Luísa Freire Neves, estudante do curso livre do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde, venceu o concurso com uma interpretação comovente do "O Amor Existe". Já em segundo lugar ficaram as alunas Eliane Monteiro Moniz, caloira do Curso de Licenciatura em Estudos Chineses da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde, e Esmyde Jesus Fortes Vieira, estudante do 12º ano da Escola Secundária Domingos Ramos.
O concurso foi lançado na plataforma oficial Facebook do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde, que desencadeou uma nova onda de aprendizagem da língua chinesa no arquipélago, com os vídeos dos concorrentes a receberem aproximadamente 13 mil visualizações.