O Instituto Confúcio da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) participou no programa Show da Manhã, da Televisão de Cabo Verde. A transmissão aconteceu no dia 1 de fevereiro (Dia de Ano Novo Chinês), com um leque de atividades que visam apresentar a diversidade cultural chinesa e sinalizar o ano novo Chinês.
Participaram da entrevista a Diretora Nacional do Instituto Confúcio (IC), Ermelinda Tavares, juntamente com os professores voluntários locais. Esta mostrava-se muito entusiasmada por apresentar o auspicioso desenvolvimento do Instituto Confúcio da Universidade de Cabo Verde nos últimos seis anos.
O Instituto Confúcio da Uni-CV, criado em 2015, já teve mais de 50 (cinquenta) professores de Língua Chinesa, registou mais de 5.000 (cinco mil) estudantes, e promoveu mais de 100 (cem) eventos culturais. Orgulhosamente acrescentou que, em outubro do ano transato, o Instituto Confúcio iniciou com a matrícula dos primeiros estudantes de licenciatura em língua e cultura chinesa.
Adiantou que as matrículas para o ano letivo 2022/23 começarão em julho e os estudantes serão bem-vindos e incentivados a estudar chinês e a participar de atividades no Instituto Confúcio. Finalizou reiterando a sua convicção de que,dentro de cinco a dez anos sensivelmente, o Instituto formará professores nativos suficientemente qualificados para ministrarem aulas de Língua Chinesa em todas as escolas secundárias do país.
Para a professora Lilyan Barros cabo-verdiana, embora, lecionar a língua chinesa seja um grande desafio, esta sente-se honrada pela oportunidade de partilhar o aprendizado dos 8 (oito) anos de estudo na China com os seus estudantes.
Waldemara Pires, também professora local, expôs sobre os costumes especiais do Ano Novo Chinês. Por sua vez, 4 (quatro) professoras do Instituto Confúcio apresentaram a dança chinesa «The Evening bell at Nanping».
O Instituto Confúcio da Uni-CV agradeceu a Sede do Instituto, à Embaixada da China em Cabo Verde, Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, a Universidade de Cabo Verde e instituições chinesas em Cabo Verde pelo generoso apoio e assistência incondicional durante o ano transato. Todos os professores e estudantes do Instituto Confúcio da Uni-CV desejaram um Feliz Ano Novo e um bem-haja a todos e que tudo corra bem.