A Direção do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realizou, no dia 8 de março, a sua 6ª reunião de trabalho por Videoconferência.
O evento contou com a participação de algumas personalidades como a Reitora cessante da Universidade de Cabo Verde, Professora Judite Nascimento, o Reitor eleito, Professor José Arlindo Barreto, o Pró-reitor para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária, Professor Mário Lima, a Vice-Presidente da Universidade de Estudos Estrangeiros e Comércio Externo de Guangdong, a Sra. Liu Jianda, o Diretor chinês do Instituto Confúcio na Uni-CV,Sr. Zhou Fuqiang, a Diretora cabo-verdiana do Instituto Confúcio na Uni-CV, Sra. Ermelinda Tavares, a Diretora do Gabinete de Cooperação e Intercâmbio Internacional, do Gabinete de Assuntos de Hong Kong, Macau e Taiwan e do Gabinete do Instituto Confúcio, , Ke Xiaohua.
Durante a reunião, foi aprovado o relatório financeiro do ano de 2021 e o plano orçamental de 2022 proposto pelo Diretor chinês Zhou Fuqiang, bem como o relatório de trabalho de 2021 e o plano de trabalho de 2022, apresentados pela Diretora cabo-verdiana Ermelinda Tavares. O Instituto Confúcio na Uni-CV realizou várias atividades culturais e de ensino, incluindo o lançamento do folheto do V aniversário do Instituto Confúcio.
A Vice-Presidente da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong mostrou o seu contentamento acerca do funcionamento eficiente do Instituto Confúcio durante a pandemia e deu os parabéns pelos trabalhos realizados. Salientou que, desde a sua criação, o Instituto Confúcio tem feito trabalhos notáveis no ensino da língua e cultura chinesa, tanto no ensino secundário como no ensino superior, e garantiu que a Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong vai continuar a promover o desenvolvimento do ensino da língua chinesa em Cabo Verde, e manter uma estreita comunicação com a Universidade de Cabo Verde.
A reunião terminou com a intervenção do Reitor eleito, que complementou propondo que a próxima reunião do Conselho de Confúcio se realize no novo Campus da Universidade de Cabo Verde, e que seja agendada uma visita ao novo Campus e ao Instituto Confúcio da Universidade, para que todos possam vivenciar in loco a amizade entre a China e Cabo Verde.