Precauções
Lavar frequentemente as mãos com água e sabão
Limpar e desinfetar objetos e superfícies frequentemente
Manter a distancia de pelo menos um metro das pessoas
Estar atentos aos sintomas/factores de riscos
Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir
Praticar a etiqueta respiratória
Manter-se informado e seguir as recomendações
#NuFikaNaKaza
Situações de Alerta
Se sentir febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infeção respiratória ou outra condição séria. Ligue, logo que possível, para a autoridade sanitária local e informe de qualquer viagem recente ou de contato com outros viajantes.
Links úteis
Que todos os membros da comunidade académica, sejamos solidários com os nossos familiares e com os nossos profissionais de saúde e nos mantenhamos em casa, cumprindo rigorosamente as recomendações das autoridades nacionais e internacionais, mormente no que concerne às medidas individuais de distanciamento social e cuidados especiais de higiene, veiculadas através das hiperligações seguintes:
https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
FAQ
Trata-se de um vírus RNA da ordem Nidovirales da família Coronaviridae.
Os vírus da SARS-CoV, MERS-CoV e SARS-CoV-2 são do género Betacoronavírus que infetam somente mamíferos; são altamente patogénicos e responsáveis por causar síndrome respiratória e gastrointestinal. Além desses três, há outros quatro tipos de coronavírus que podem induzir doenças no trato respiratório superior e, eventualmente inferior, em indivíduos imunodeprimidos e/ou com comorbidades.
Os sintomas mais comuns são: febre (> 38ºC), dificuldade em respirar, tosse, dor de garganta, dores musculares, dores articulares e dores de cabeça, náuseas, vómitos e ou diarreia.
A sua transmissão ocorre habitualmente por via aérea ou contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro e tosse.
Está confirmado que o COVID-19 é uma zoonose e que a transmissão homem a homem ocorre de forma continuada. O reservatório animal bem como a fonte animal de transmissão para humanos continuam incertos.
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em curso.
- Paciente com doença respiratória aguda (febre e pelo menos um sinal / sintoma de doença respiratória (por exemplo tosse, falta de ar), e sem outra etiologia que a apresentação clínica. Histórico de viagens ou residência em um país / área ou território que comunica transmissão local da doença de Covid-19 durante os 14 dias anteriores ao início dos sintomas.
- Paciente com qualquer doença respiratória aguda e tendo estado em contacto com um caso confirmado ou provável de Covid-19 nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas.
Qualquer membro da comunidade académica com sinais e sintomas de Covid-19 ou que identifiquem um membro da comunidade académica com critérios compatíveis com a definição de caso suspeito, devem informar os responsáveis pelo Plano de Contingência, para a linha 103 e depois dirigir-se para a sala de isolamento.
Estima-se que o período de incubação seja de 2 a 14 dias. Contudo, há estudos que evidenciam que este período pode se estender até 24 dias.
Não existe vacina. Sendo um vírus recentemente identificado, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.
Os membros da comunidade e visitantes da Universidade de Cabo Verde que tenham estado em locais onde se verifica transmissão ativa do novo coronavírus devem respeitar um período de quarentena de 14 dias e:
- Estar atentos ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória;
- Verificar se alguma das pessoas com quem conviveu de perto foi diagnosticado como caso confirmado;
- Caso apareça algum dos sintomas referidos (no próprio ou nos seus conviventes), não deve se deslocar de imediato aos serviços de saúde, mas ligar para a Linha Verde (800 11 12), seguir as orientações que lhe forem transmitidas e informar os Serviços de Ação Social pelo correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Qualquer membro da comunidade académica com sinais e sintomas de Covid-19 ou que identifiquem um membro da comunidade académica com critérios compatíveis com a definição de caso suspeito, devem informar os responsáveis pelo Plano de Contingência, por telefone (linha 103) e depois dirigir-se para a sala de isolamento.
A sala 122, onde funciona atualmente o Gabinete de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Uni-CV, no Campus do Palmarejo, será transformada em sala de isolamento para o Covid-19. Dentro da sala estarão disponíveis as informações que deverão ser seguidas obrigatoriamente, na ordem em que estarão disponibilizadas.
Um kit de proteção individual, com máscara e luvas descartáveis, termómetro, solução antisséptica para desinfeção, garrafas de água e comprimidos de paracetamol, também estarão disponíveis na mesma sala.
Uma vez chegado à sala de isolamento, o procedimento a adotar é o seguinte:
- Ler e seguir as instruções que estão disponíveis;
- Lavar as mãos, calçar as luvas, colocar a máscara e vestir os equipamentos de proteção; verificar a temperatura e tomar os comprimidos de paracetamol, caso se confirme a febre;
- Telefonar de imediato para a Linha Verde 800 11 12;
- Telefonar para o telefone da Uni-CV, responsável pela identificação e seguimento de casos suspeitos de Covid-19;
- Enquanto aguarda as orientações da linha verde, deverá permanecer dentro da sala, evitando qualquer contacto com colegas ou outros, mantendo a porta fechada, evitando as deslocações dentro das instalações do edifício. O acesso a esta sala por qualquer outra pessoa não autorizada ficará interditado;
- Acionar os procedimentos adequados à situação clínica do indivíduo, quando não se tratar de caso suspeito de Covid-19;
- Comunicar imediatamente ao profissional de saúde responsável pelo atendimento à DNS, através dos telefones 516 06 72 e 516 25 43 ou, ainda, pelo email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
A Autoridade de Saúde Local informará a Reitoria dos resultados dos testes laboratoriais e:
- Se o caso não for confirmado, este fica encerrado para o Covid-19, sendo aplicados os procedimentos habituais em caso de doença, incluindo a limpeza e desinfeção, sendo neste caso, desativadas as medidas do Plano de Contingência.
- Se o caso for confirmado, deverá a Equipa do Plano de Contingência providenciar a limpeza e desinfeção (descontaminação) da área de isolamento. Caso não venham a ser definidas outras orientações pelas autoridades de saúde, a área de isolamento deverá ficar interditada até à validação da descontaminação (limpeza e desinfeção).
Considera-se “contacto próximo”, um membro da comunidade académica da Uni-CV que não apresenta sintomas no momento, mas que teve ou pode ter tido contacto com um caso confirmado de Covid-19. O tipo de exposição do contacto próximo determinará o tipo de vigilância.
O contacto próximo com caso confirmado de Covid-19 pode ser de:
- Alto risco de exposição, e é definido como: o colega que partilhe gabinete, sala, secção ou área até 2 metros do caso confirmado; o membro da comunidade académica ou outro que tenha estado face a face com o caso confirmado ou que esteve com este em espaço fechado; o colega que tenha partilhado com o caso confirmado louça (pratos, copos, talheres), toalhas ou outros objetos ou equipamentos (telefones, impressoras) que possam estar contaminados com gotículas respiratórias.
- Baixo risco de exposição, é definido como: o membro da comunidade académica da Uni-CV que teve contacto esporádico (momentâneo) com o caso confirmado; o membro da comunidade Académica que prestou assistência ao caso confirmado, desde que tenha seguido as medidas de prevenção (ex. utilização adequada de máscara e luvas, etiqueta respiratória, higiene das mãos).
Tendo em conta que o período de incubação estimado da Covid-19 é de 2 a 14 dias, assume-se como medida de precaução, a vigilância ativa dos contactos próximos durante 14 dias desde a data da última exposição.
A vigilância de contactos próximos com “Alto risco de exposição” implica:
- Monitorização ativa pela autoridade de saúde local durante 14 dias desde a última exposição;
- Não se deslocar à Universidade de Cabo Verde nesses 14 dias;
- Realizar a autovigilância diariamente dos sintomas da Covid-19, incluindo febre, tosse ou dificuldade em respirar;
- Restringir o contacto social ao indispensável;
- Estar contactável para monitorização ativa durante os 14 dias desde a data da última exposição.
A vigilância de contactos próximos com “Baixo risco de exposição” implica:
- Realizar a autovigilância diariamente dos sintomas da Covid-19, incluindo febre, tosse ou dificuldade em respirar;
- Se nenhum sintoma surgir nos 14 dias decorrentes da última exposição, a situação fica encerrada para efeitos de prevenção e combate ao Covid-19.
Depois do doente abandonar a sala de isolamento, a limpeza deverá ser feita de seguinte modo:
- Proceder à abertura das janelas no local, fechando a porta para promover a ventilação natural;
- Proceder à limpeza de todo o mobiliário existente, nomeadamente cadeira, telefone e restantes superfícies;
- Substituir o saco do caixote do lixo. Armazenar os resíduos do caso confirmado em saco plástico com espessura de 50 a 70 micron que, após ser devidamente fechado, deve ser encaminhado para destino final como risco biológico.
- Proceder à lavagem do chão com desinfetante.
Para a realização destas tarefas deverá ser considerado o seguinte:
- A limpeza deverá ser efetuada utilizando luvas, máscara de proteção e bata descartável;
- O pano de limpeza utilizado destina-se apenas a este procedimento;
- Para esta limpeza será utilizado o líquido desinfetante.
A Secção de Suporte, a Secção de Sistemas de Informação, a Secção de Redes e de Comunicação, bem como a Secção de Formação e Capacitação dos Serviços Técnicos da Universidade de Cabo Verde, através da utilização das ferramentas adequadas, continuarão a desempenhar as suas funções e a prestar o suporte tecnológico aos utilizadores, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e a desenvolver as tarefas habituais, à distância, com vista a cumprir os objetivos estratégicos da Universidade de Cabo Verde, no setor das tecnologias.
Os Serviços Técnicos garantirão, durante a quarentena, todo o suporte técnico, em estreita articulação com o Núcleo de Apoio à Formação à Distância, para permitir o funcionamento das atividades pedagógicas (aulas, orientação de trabalhos de fim de curso, atendimento aos estudantes, entre outras).
Todos os Serviços da Universidade de Cabo Verde continuarão a funcionar, na medida das condições que se conseguir reunir e com forte suporte dos Serviços Técnicos, garantindo a sustentabilidade da Uni-CV.
Para o teletrabalho, os Serviços Técnicos garantem as seguintes ações:
- Criação de condições básicas para o funcionamento à distância: conexão à Internet, etc.
- Disponibilização para todos os colaboradores de um Pen 3G com um primeiro carregamento ativo;
- Disponibilização de computadores portáteis para alguns colaboradores: disponibilização de computadores portáteis aos colaboradores que não disponham de nenhum dispositivo em casa;
- Expansão do grupo profissional: alargar o grupo profissional da Uni-CV junto das operadoras, por forma a conectar todos os colaboradores da Uni-CV;
- Garantia das condições de acesso aos sistemas de informação da Uni-CV, em função dos níveis de responsabilidade, garantindo a gestão eficaz dos processos internos e externos, pelos dirigentes;
- Receção, configuração e instalação dos dois novos servidores adquiridos por forma a disponibilizar mais recursos de armazenamento e processamento ao SII e à Plataforma Moodle;
- Instalação e configuração de certificados digitais SSL a fim de garantirem maior segurança no acesso às nossas aplicações e plataformas na Internet;
- Privilegiar reuniões, encontros por web conferência ou conference call, em substituição de reuniões presenciais, através da utilização das ferramentas Skype for Business e Kaizala, disponibilizadas pela plataforma Office365.
Os Serviços Técnicos criarão as condições necessárias para a disponibilização, através da Internet, dos diferentes módulos do Sistema de Informação Integrado da Uni-CV, nomeadamente:
Módulo Portal Académico
Módulo Gestão de processos
Módulo Registo de candidaturas
Módulo Gestão Candidaturas
Módulo Gestão de Bibliotecas
Módulo Gestão dos Protocolos