Bamba_Ndiaye.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) acolheu, de 11 a 13 de julho, a Segunda Edição do Seminário de Capacitação: Publicações Científicas e Redação de Projetos. O evento, reuniu doutorandos e investigadores júnior, previamente selecionados através de concurso documental, para uma formação intensiva na escrita de projetos de investigação e no processo de publicação em revistas internacionais com revisão por pares.

A sessão de abertura foi conduzida pela Pró-Reitora para as áreas de Investigação e Formação Avançada, Dominika Swolkien, que destacou a importância da capacitação na promoção de desenvolvimento da ciência em Cabo Verde. “A colaboração e a rede de contactos académicos são cruciais para o sucesso no mundo da investigação,” afirmou Swolkien.

O seminário proporcionou aos participantes uma oportunidade de interação com os editores de revistas científicas e livros, além de académicos com vasta experiência em publicação e redação de projetos científicos. Entre os principais oradores estiveram Bamba Ndiaye, professor assistente de Estudos Africanos na Universidade Emory, em Atlanta, Geórgia, e fundador da Dakar Publishing Academy.  Prof. Ndiaye expressou a sua satisfação em participar, destacando a importância das publicações  científicas e da arte de escrita de projetos no mundo académico e científico.

O evento contou com a presença de diversos convidados internacionais, incluindo a Professora Jenny Parker, diretora da West African Research Association, o Professor Baba Baji, da Universidade Rutgers, e o Professor João Resende,

Dominika Swolkien enfatizou ainda a importância da transição da Uni-CV de uma instituição orientada para o ensino para uma instituição de investigação. “Este seminário é um dos aceleradores que nos permitirá avançar mais rapidamente nesta direção. É crucial que todos os nossos professores investigadores se envolvam ativamente na investigação,”

O seminário abordou os temas como a gestão digital da ciência, a produção científica e os desafios enfrentados pelos académicos africanos no cenário internacional. Swolkien destacou a necessidade de superar preconceitos contra os autores africanos no sistema de revisão por pares e a importância de se saber utilizar as ferramentas de inteligência artificial na redação científica e na elaboração de propostas de financiamento.

Além disso, o seminário incentivou a construção de relações e redes de contactos entre os participantes, promovendo um ambiente de colaboração e apoio mútuo. “A construção de relações fortes e de confiança é fundamental para o sucesso na pesquisa e na obtenção de financiamentos,” concluiu Swolkien.

O evento foi considerado um sucesso, refletindo o compromisso da Uni-CV com o desenvolvimento da investigação científica e a capacitação dos seus investigadores. A próxima edição do seminário já está a ser planeada, com a expectativa de atrair um número ainda maior de participantes e especialistas internacionais.

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account