No dia 16 de junho a Universidade de Cabo Verde foi palco da cerimónia de encerramento do concurso "Ponte Chinesa" 2023, destinado aos estudantes do ensino secundário e superior.
Há seis anos que a referida competição é realizada em Cabo Verde e tem vindo a ganhar notoriedade. O concurso contou com a participação de 35 participantes universitários e seis deles foram para a final. Relativamente ao ensino secundário, foram um total de 65 concorrentes, de 18 escolas secundárias, dos quais 10 chegaram à final.
Após uma competição acirrada, na “Categoria Universitários” Eliane Moniz do 2º ano do curso Estudos Chineses na Universidade de Cabo Verde sagrou-se campeã. Na “Categoria do Ensino Secundário”, a aluna Maura Pina foi a grande vencedora.
As campeãs do concurso vão representar Cabo Verde na final do “Ponte Chinesa” que será realizado na China, onde vão competir com adversários de todo o mundo.
Marcaram presença no evento o Embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, o Reitor da Universidade de Cabo Verde, Professor Doutor José Alindo Barreto, Cônsul da Embaixada da China, Shi Jintao, Diretora-Geral dos Serviços da DGPOG, Dra. Ana Santos, Conselheiro do Gabinete Económico e Comercial da Embaixada da China, Wang Shicai.
Durante o concurso, o Embaixador da China em Cabo Verde fez a sua intervenção, destacando que a "Ponte Chinesa" se tornou uma marca bem conhecida no campo de intercâmbio humanístico entre a China e Cabo Verde. Acrescentou que se trata de uma plataforma importante para os estudantes de língua chinesa de todo o mundo, pois permite-lhes a troca de experiência e aprendizagem mútuas, bem como mostrar suas competências no âmbito da língua chinesa.
Por sua vez, o Magnifico Reitor da Universidade de Cabo Verde, Professor Doutor José Alindo Barreto, fez as honras da Casa sublinhando que através da plataforma “Ponte Chinesa”, mais estudantes cabo-verdianos têm a oportunidade de aprender a língua chinesa e conhecer a China.
“O processo de participação no concurso é também uma forma de aperfeiçoarem a pronúncia e enriquecendo assim, os seus conhecimentos da cultura chinesa”, complementou.
O concurso "Ponte Chinesa" atrai cada vez mais a participação dos estudantes.
Nesta edição, foi notável o desempenho dos concorrentes em mostrar o encanto da língua e cultura chinesa, contribuindo ainda mais na difusão da cultura chinesa em Cabo Verde.