Nos últimos anos, o nível de amizade e de cooperação China-Cabo Verde tem sido alargado e tornou-se cada vez mais consistente. No dia 4 de março de 2022, o Diretor do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde Zhou FuQiang e os professores Ruan ZuoYin e WangXin, convidados pela Associação de Instituições Chinesas em Cabo Verde, participaram na cerimónia de entrega de doação de materiais desportivos da China a Cabo Verde. Em simultâneo, participaram da mesma cerimónia o Embaixador da China em Cabo Verde, Dr. Du XiaoCong, o Conselheiro Huang DengPing, o Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, assim como alguns empresários chineses e cabo-verdianos.
O Embaixador Du XiaoCong, durante o seu discurso expressou o seguinte: o projeto de doação de materiais desportivos a Cabo Verde foi implementado no Fórum de Cooperação China-África, no mês de agosto de 2018, em Pequim, mais precisamente durante a programação das medidas de cooperação China-Cabo Verde, representado pelo Primeiro Ministro Dr. Ulisses Correia e Silva e pelo Presidente da República Popular da China Xi JinPing.
No ano passado, foram entregues o segundo plano da cidade segura, materiais de combate ao novo vírus Covid-19, materiais de apoio ao serviço militar cabo-verdiano e o novo campus da Universidade de Cabo Verde - todos os frutos do Fórum de Cooperação China-África e da cooperação amigável entre a China e Cabo Verde. Na VIII Conferência Ministerial do Fórum de Cooperação China-África, realizada no ano passado, discutiram-se as novas medidas para os próximos três anos de cooperação China-África.
O hospital materno que será construído em São Vicente-Mindelo, no âmbito do projeto de auxílio China-Cabo Verde, é o mais novo resultado da boa cooperação China-Cabo Verde. Tudo isto prova claramente que a amizade China-Cabo Verde está muito bem enraizada e que, no quadro da parceria estratégica China-África, continuamos a alcançar novos resultados de cooperação em benefício dos dois povos.
Entretanto, o foco principal deste grande ato está no reforço do Desporto e Saúde Nacional e na melhoria do modo de vida da comunidade cabo-verdiana. Na atual situação internacional, melhorar o modo de vida das comunidades e promover a boa saúde, não é uma responsabilidade apenas dos governos.
O intercâmbio e a cooperação internacional nesta área promovem e fomentam a solidariedade e a amizade entre os povos do mundo.