102298116 3211896188830904 8546188520434171904 n 5c6b8

O docente e investigador da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Uni-CV, Hernâni D. Chantre publicou um artigo de nome “Design of 5G MEC-based Networks with 1:N:K Protection Scheme” no periódico internacional IEEE jornal Selected Areas in Communications, em colaboração com o Professor Doutor Nelson Fonseca do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil, e Vice Presidente de Conferencias na sociedade de comunicações IEEE em inglês Communications Society  (ComSoc)..

As redes 5G habilitadas de computação de borda móvel pavimentam o caminho para solucionar vários problemas do mundo real, como ensino a distância, cirurgias remotas, cidades inteligentes e muito mais. Igualmente fornecem uma qualidade de serviço sem precedentes para usuários finais, incluindo taxas de dados multi-Gbps, níveis de alta confiabilidade de cinco noves e latência abaixo de milissegundos. Esses requisitos variam de acordo com os casos de uso 5G específicos, como  comunicações de banda larga móvel aprimorada, comunicações ultra confiável de baixa latência e comunicações massivas entre máquinas.

Entretanto, os serviços 5G trazem diversos desafios aos provedores de infraestrutura de telecomunicações relativamente as despesas operacionais, de manutenção e eficiência, especialmente para redes ultradensas.

O artigo estuda a problemática de localização de MECs e o fatiamento em uma infraestrutura 5G protegido por um esquema de proteção 1 : N : K. O objetivo é suportar requisitos de alta confiabilidade e baixa latência em um custo mínimo. Os resultados demonstram que o esquema de proteção 1 : N : K apresenta maior custo benefício comparado com outros esquemas de proteção tradicionais, sendo que esta proposta foi avaliada com base em vários cenários de níveis de confiabilidade, requisitos de latência e probabilidade de falha.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account