empreamarimages.jpg

No âmbito do Projeto Empreamar Cabo Verde, financiado pela Cooperação Espanhola e pela Xunta de Galícia, a Universidade de Cabo Verde promoveu um debate online sobre Empreendedorismo como Estratégia de Promoção do Crescimento Azul, entre os dias 25 e 26 de março, com o objetivo de promover a transferência de conhecimentos e o empreendedorismo marinho em Cabo Verde, enquanto estratégia de crescimento de emprego e de desenvolvimento económico, social e ambiental. 

Embaixadora.pngA cerimónia da abertura do Seminário foi presidida pela Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, María Dolores Ríos Peset, na qual mostrou-se feliz e congratulou a todos os envolvidos pelos objetivos alcançados, especialmente a criação da incubadora de empresa e o processo de transferência de um modelo de parceria público-privado para o desenvolvimento e implementação de projetos de criação de empresas.

“Graças a este projeto, foram formados 18 formadores e 45 empresários, dos quais 17 projetos foram pré-incubados, 6 dos quais receberam capital inicial de aproximadamente 10 mil euros cada um, que estão a arrancar. Em breve esperamos que estarão operacionais e a trabalhar com sucesso no ecossistema da economia azul em Cabo Verde”, afirmou a Embaixadora, reforçando ainda os ganhos do Projeto Empreamar Cabo Verde, na abordagem da economia azul em Cabo Verde, gerando parcerias para exploração sustentável dos recursos marinhos e contribuindo para aumentar a riqueza social, económica, ambiental de Cabo Verde.

Durante a sua intervenção, María Dolores Ríos Peset destacou mais uma vez a importância e a relevância de Projeto Empreamar Cabo Verde para promover o emprego e o desenvolvimento económico do país, com um claro enfoque nas questões de sustentabilidade, contribuindo assim para os objetivos da Agenda 2030 e salientando a abordagem de género. Insistiu também sobre o fato de que este projeto reforça ainda mais os laços de cooperação existentes entre Espanha e Cabo Verde por um intercâmbio de experiências, visitas e formações conjuntas.

JMNPor sua vez, a Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, classifica o Projeto Empreamar Cabo Verde como o maior e mais impactante programa de extensão universitária que a Uni-CV desenvolve em parceria com o Campus do Mar, com financiamento da AECID.

“A relevância deste projeto nos leva a pensar que o consórcio que suporta o Empreamar foi feliz na decisão de construir e implementar este programa, cujos efeitos são indescritíveis, dada a sua dimensão e dados os impactos multiplicadores que já provocaram e que ainda irão provocar”, afirma Judite Medina do Nascimento. Sublinhou ainda que as atividades de formação tiveram impacto direto nas pessoas que delas participaram e que, através da implementação das competências adquiridas, podem multiplicá-las, capacitando outras pessoas, criando empresas e participando no programa de aceleração de empresas num setor de grande potencial, mas igualmente de grande vulnerabilidade, como o setor da pesca artesanal. Permite sobretudo a valorização do capital feminino, contribuindo para o empoderamento das mulheres jovens.

UVIGOA Vice-reitora para Responsabilidade Social, Internacionalização e Cooperação da Universidade de Vigo, María Isabel Doval, destacou a importância deste projeto que está diretamente ligado à Agenda 2030 e aos princípios e valores que partilham os membros da Universidade de Vigo: o compromisso social, a cooperação e a internacionalização.

 “A Universidade de Vigo e o Campus Mar consideram estratégico o aproveitamento máximo do potencial das atividades científicas, sociais e econômicas relacionadas com o mar. Empreender na economia azul é uma oportunidade essencial para diversificar a economia dos nossos países para consolidar o crescimento económico futuro, criar empregos de qualidade e qualificados. A questão social e a melhoria do meio ambiente é uma aposta para a sustentabilidade e um sinal de conscientização com as mudanças climáticas”, sublinhou a María Isabel Doval durante a abertura do evento.

 

O Seminário Internacional online seguiu-se com apresentação dos painéis a volta do tema central, nomeadamente a economia azul e o empreendedorismo: programas de empreendedorismo em Cabo Verde; o empreendedorismo em portos em economia azul; o papel das universidades na promoção do empreendedorismo; e o papel da inovação na promoção do empreendedorismo.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account