Empremar CV

No âmbito do Seminário Internacional online, realizado entre os dias 25 e 26 de março, especialistas apresentaram os programas de empreendedorismo em Cabo Verde, durante a primeira mesa redonda do Seminário, com foco na economia azul e o empreendedorismo.

A mesa redonda foi composta pela diretora do Instituto para o Crescimento Empresarial Sustentável (ICSEM), Yolanda Morales, pelo coordenador do programa Empreamar Cabo Verde e diretor do Centro de Empreendedorismo e Prestação de Serviços da Uni-CV, Inácio Vera Cruz e pelo gestor do Business Incubation Center, Diogo Moeda. 

Yolanda Morales colocou foco na sustentabilidade, no uso sustentável dos recursos marinhos, de modo promover o desenvolvimento local, aproveitando dos recursos marinhos, para promover o bem-estar social.

“A economia só se faz utilizando a sustentabilidade, para isso é preciso criar estratégias de participação a nível das sociedades, das universidades, das empresas, de parcerias público-privado, para puder explorar os recursos da economia azul”, afirmou.

Para a diretora do ICSEM, é preciso utilizar a inovação para uma melhor exploração dos recursos naturais que por sua vez podem gerar empregos para os jovens e mulheres. No seu entender, é preciso nalguns setores de economia azul, nomeadamente a nível dos portos, do turismo, da pesca, da aquacultura, ideias que podem gerar grandes riquezas de modo a promover o desenvolvimento e crescimento económico do país.

O coordenador do programa Empreamar Cabo Verde apresentou o mesmo e colocou a tónica sobre os resultados do projeto, afirmando que até ao momento, na 1ª edição do programa Empreamar Cabo Verde, seis empresas estão a beneficiar de programas de aceleração, depois de terem recebido um capital inicial até 10 mil euros para impulsionar o seu negócio. 

Inácio Vera Cruz apontou o exemplo de duas empresas que já estão operacionais e com um forte potencial de crescimento: a PastaPEX, da promotora Janice Silva, da ilha do Maio, emprega seis funcionários de uma forma direta; a outra empresa é Cidália Pesca, do promotor Joaquim Tavares, da ilha de Santiago, que emprega cerca de 10 funcionários. 

Diogo Moeda falou do ecossistema empreendedor com foco nos programas de empreendedorismo em Cabo Verde, nomeadamente Startup Challenge, Talent, Cabo Verde Digital e Empreamar Cabo Verde.

O debate foi moderado pelo Presidente da Escola de Negócios e Governação, Ailton Moreira.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account