Um grupo de docentes-investigadores da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) participou, na semana passada, no primeiro Seminário de Formação de Professores promovido pelo projeto CULTIVAR, que decorreu na Universidade de Évora, Portugal.
Sob o tema “Educar para Transformar: Recursos para um Ensino Superior mais Interdisciplinar e Sustentável”, o seminário abordou temas como património cultural imaterial, turismo azul, monitorização do turismo sustentável, valorização de produtos alimentares locais, combate ao desperdício alimentar e segurança dos alimentos.
As atividades incluíram ainda visitas técnicas ao Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, à Biblioteca Pública de Évora, à Herdade do Freixo do Meio e à Fábrica de Sopas By Graciete, permitindo o contato direto com boas práticas nas áreas abordadas.
Estas ações formativas têm como principal objetivo reforçar as competências das equipas docentes das IES parceiras, com vista à atualização dos curriculos e à capacitação para o desenvolvimento de projetos culturais de natureza interdisciplinar.
O projeto CULTIVAR (Promoting Sustainable Development in Tropical Islands: Strengthening Capacities for Enhancing Cultural Heritage, Traditional Know-How, and Local Food Production) é financiado pela União Europeia através do programa Erasmus+, e envolve várias Instituições de Ensino Superior (IES), incluindo a Universidade de São Tomé e Príncipe, o ISCEE, a Universidade Piaget de Cabo Verde, além da Uni-CV (que foi representada por professores das áreas de História, Ciências Sociais, Linguística, Química e Ciências Biológicas) e da anfitriã Universidade de Évora.
O próximo seminário de formação terá lugar entre os dias 22 e 26 de setembro, na cidade de Alghero, na Sardenha (Itália), e será promovido pela Università di Sassari.