IMG 1062
 

A Universidade de Cabo Verde promoveu, no dia 19 de julho, a cerimónia de entrega dos prémios do concurso "Ponte Chinesa 2022" para estudantes do ensino universitário e secundário, evento que contou com diversas apresentações de dança e canto pelos estudantes.  

“Ponte Chinesa” é um concurso organizado pelo Instituto Confúcio em todos os países do mundo, que tem por objectivo  criar uma plataforma para os alunos partilharem os seus conhecimentos e adquirirem experiência cultural chinesa. Os participantes são estudantes de 18 a 30 anos de idade, de nacionalidade não chinesa, nascidos e criados fora da China.

O Embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, sublinhou a relevância do concurso por permitir o conhecimento da língua mais falada em todo o mundo e o intercâmbio entre os dois países amigos. Destacou igualmente que a embaixada continuará a apoiar o ensino do chinês em Cabo verde e agradeceu o apoio do Instituto Confúcio da Uni-CV que durante estes anos promoveu cinco concursos para os estudantes universitários e quatro para os alunos do secundário.

A Reitora em Substituição, Sandra Freire, ressalvou o apoio da China na construção do novo Campus, bem como a realização do concurso Ponte Chinesa que tem permitido o desenvolvimento da educação no arquipelágo.

Lilyan Barros, representante dos professores e orientadores do concurso afirmou que ficou "entusiasamada com o desejo que os alunos tinham de conhecerem e aprenderem a língua chinesa", e concluiu felicitando os vencedores.

A estudante da Uni-CV e vencedora do concurso na categoria universitária, Tamiris Évora em seu discurso apelou a uma união e harmonia das comunidades, afirmando que a pandemia aproximou-os, e que o destino agora é "ser uma comunidade unida".

 
 
 
Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account