O Reitor da Universidade de Cabo Verde e atual Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), Professor José Arlindo Barreto, participou nesta segunda-feira, 16 de junho, na sessão de abertura da XXXIV edição do Encontro da AULP, que decorre até 18 de junho, na Universidade de Zambeze, na Beira, Moçambique, sob o tema “O Papel das Universidades na Gestão das Alterações Climáticas”.
Diante de uma plateia de mais de 250 participantes oriundos de diferentes países da Ásia, Europa e África, o Reitor, na sua intervenção, destacou o orgulho da Universidade de Cabo Verde ao assumir, no ano em que celebra o seu 18.º aniversário, a presidência da AULP. “A Uni-CV sente-se muito honrada por suceder à Universidade de Coimbra, e poder vivenciar e testemunhar esse espírito de comunhão, de partilha, de entreajuda ou de Djunta mon, como é conhecido em Cabo Verde”, reforçou.
Sublinhou ainda o papel concreto da Uni-CV no combate às alterações climáticas, destacando a oferta formativa com impacto direto na área ambiental, com os mestrados em Clima, Recursos Naturais e Riscos, Políticas Ambientais, Recursos Geológicos e Ambiente e Descarbonização Energética dos Paises Emergentes, agora na segunda edição; além de ações de extensão junto a agricultores que promovem regas gota a gota e uso racional da água.
Finalizando, Barreto enalteceu o exemplo de cooperação interinstitucional que tornou possível o encontro, agradecendo à Universidade de Zambeze e às restantes universidades moçambicanas parceiras. “Um exemplo perfeito do que será necessário implementar-se para uma boa gestão das alterações climáticas nas nossas diferentes instituições e países”, afirmou.
Organizado pela Universidade de Zambeze em parceria com a UniLicungo, UCM, ISCED e UniAC, o evento contará com três painéis temáticos — Prevenção e Controlo; Gestão e Sustentabilidade; Educação, Língua e Desenvolvimento — e prevê a presença de oradores de diversos países, durante os três dias do encontro.