Área de formação
Clima e Alterações Climáticas, Território, Recursos naturais e Riscos
Duração

2 anos

Total de créditos

120

Período

Pós-laboral

Propina

Mensal 15.000 ECV

Unidade orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Objetivo

A Universidade de Cabo Verde, no intuito de multiplicar o seu potencial de transferência de conhecimentos, cria o Mestrado em Clima, Recursos Naturais e Riscos, uma formação que se pretende de excelência, em termos de qualidade e mobilização de parceiros. 

Um curso de reconhecimento internacional que integra o Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a CPLP e África (CIICLAA), do qual fazem parte as seguintes universidades: Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Universidade de Aveiro (UA), Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro de Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

No seu aspeto funcional, este Mestrado poderá seguir um modelo itinerante, à semelhança de outros mestrados já existentes na Uni-CV e disponibilizados também em Portugal e outras universidades do CIICLAA assumindo, em consequência, o estatuto de Mestrado internacional e cumprir, desta forma, a missão e objetivos do CIICLAA, por meio de um trabalho coordenado de cooperação pedagógica e científica que promova a sustentabilidade dos países e das instituições membros.

Vertentes
  • Clima e Alterações Climáticas
  • Território, Recursos e Riscos
 
Perfil de entrada
Candidatos das áreas do conhecimento da geografia, meteorologia, clima, química, recursos naturais, riscos e ordenamento do território provenientes de diversas universidades, de outras instituições governamentais e da sociedade civil. Devem possuir, no mínimo, o grau de licenciatura e/ou experiência equivalente devidamente comprovada e avaliada pelo Conselho Científico da área da formação.
Perfil de saída
Os futuros Mestres ficarão aptos para realizar tarefas especializadas integrados em equipas multidisciplinares serão capazes de desenvolver pensamento crítico e eticamente responsável sobre os problemas e as soluções, e de influenciar positivamente a sociedade e os decisores.
Links úteis
  • Candidatar
  • Docentes
  • Testemunhos
  • Manifestar interesse
  • Histórico do curso
Plano curricular