2023-03-22-ERIS.jpg

Entre os dias 13 e 15 de março de 2023, a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) desempenhou um papel fundamental na formação prática de cinco estudantes do Mestrado em Epidemiologia de Campo (MEpiCampo) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). Esta iniciativa insere-se num esforço mais amplo para preparar profissionais altamente qualificados no campo da saúde pública, com ênfase especial na farmacovigilância.

O MEpiCampo, um programa inovador da Uni-CV, é desenvolvido em colaboração com diversas entidades nacionais e internacionais. Seu principal objetivo é capacitar os profissionais para reforçar os serviços de prevenção e controlo de doenças, bem como melhorar os sistemas de vigilância epidemiológica e resposta a surtos e epidemias, tanto em Cabo Verde quanto a nível global.

Durante a estadia na ERIS, os estudantes tiveram a oportunidade única de adquirir experiência prática essencial. Foram imersos em atividades de coleta, análise e interpretação de dados relacionados a produtos farmacêuticos. Além disso, participaram ativamente em estudos epidemiológicos para avaliar a segurança e eficácia de medicamentos, focando em particular na deteção e avaliação de efeitos adversos.

A Direção de Regulação Farmacêutica (DRF) da ERIS desempenhou um papel crucial na orientação dos estudantes, abordando temas relevantes como a regulação do setor farmacêutico, o Sistema Nacional de Farmacovigilância, avaliação de causalidade, ferramentas de notificação, comunicação de riscos e notificação de medicamentos falsificados e de baixa qualidade.

A farmacovigilância, essencial no campo da saúde pública, envolve a deteção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou problemas relacionados com o uso de medicamentos. Em Cabo Verde, a ERIS tem a responsabilidade de coordenar as atividades de farmacovigilância em estreita colaboração com o órgão governamental responsável pela saúde.

conference_logo_afenet_2023.jpg

A Rede Africana de Epidemiologia de Campo (AFENET), em colaboração com o Programa de Formação em Epidemiologia e Laboratório de Campo do Quénia, anuncia a organização da 8.ª Conferência Científica da AFENET. O evento decorrerá de 5 a 10 de novembro de 2023, em Mombasa, Quénia, e tem como tema "Reforço dos Sistemas de Saúde Pública em África para uma Maior Segurança Global da Saúde: O Papel dos Programas de Formação em Epidemiologia e Laboratório de Campo".

A conferência servirá como plataforma para residentes e graduados do Programa de Formação em Epidemiologia e Laboratório de Campo (FELTP), bem como para a comunidade de saúde pública regional e global e agências multilaterais, partilharem experiências em epidemiologia de campo e outros aspectos da segurança global da saúde.

Residentes e graduados de FELTPs em África estão convidados a submeter resumos de última hora através dos seus Directores de Programa/Conselheiros Residentes. Membros do corpo docente de FELTP e outros profissionais de saúde pública com trabalhos científicos alinhados com o tema da conferência também são convidados a submeter resumos.

Os resumos devem abordar investigações ou projectos de campo novos, inovadores e contemporâneos que não tenham sido apresentados numa conferência ou reunião internacional e cujo estudo tenha sido concluído após março de 2023. Todas as submissões devem ser enviadas até às 23:59 hrs do dia 10 de setembro de 2023.

Para questões adicionais sobre a submissão de resumos de última hora, os interessados podem contactar o Presidente do Comité Científico, Dr. Ditu Kazambu, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou a Dra. Christine Kihembo em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou ainda o Dr. David Chukwuma em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account