arquivo_historico.jpg

O Reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), José Arlindo Barreto, reuniu-se na passada sexta-feira, 28 de março, com uma delegação do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV), liderada pelo seu Presidente, José Maria Borges Tavares. O encontro teve como objetivo principal discutir a criação e desenvolvimento de programas formativos na área das Ciências da Informação e gestão documental, respondendo às necessidades críticas do país.

Durante a reunião, José Maria Borges Tavares destacou a situação da gestão e preservação documental no país, realçando a falta de profissionais qualificados. O Presidente do IANCV alertou ainda para a perda irreversível da memória institucional e histórica, resultado do inadequado tratamento dos arquivos nacionais ao longo das últimas décadas.

No decorrer da sua intervenção, o Reitor reiterou o compromisso com formação nesta área e avançou que a licenciatura em História e Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas irá colmatar o défice de profissionais nessa área... Além disso, abordou-se a importância da criação de ofertas diversificadas, incluindo formações curtas e workshops específicos que respondam rapidamente às necessidades mais urgentes.

Ambas as instituições sublinharam a importância de uma colaboração abrangente e sistémica, envolvendo parceiros estratégicos como o Instituto do Património Cultural (IPC) e a Biblioteca Nacional (BN). O diagnóstico nacional das necessidades formativas, atualmente realizado pelo IANCV, foi identificado como um elemento essencial para adequar a futura oferta educativa às exigências reais do mercado e potenciar a empregabilidade dos futuros profissionais.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account

    Follow us!
    Copy Link