Comemorando o dia da Língua Materna, o Governo de Cabo Verde lançou o primeiro Manual de Língua e Cultura Cabo-verdiana para o 10.º Ano de Escolaridade.
O Manual, elaborado com base no programa desenhado e validado por uma equipa de investigadores e docentes colaboradores da Universidade de Cabo Verde em 2022, tem como um dos objetivos centrais desenvolver a consciência linguística da língua materna dos alunos e familiarizá-los com todas as variedades do cabo-verdiano, promovendo os valores da inclusão, multiculturalismo e tolerância. A disciplina, de cariz experimental, no quadro de um projeto de investigação-ação, tem o cabo-verdiano como meio de ensino e objeto de aprendizagem e privilegia uma abordagem linguística descritiva e contrastiva, fundamentada em princípios de educação para a diversidade linguística e metodologia e práticas educativas internacionalmente reconhecidas.
O Manual foi elaborado por uma equipa integrada por investigadoras da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa e do Centro de Investigação em Humanidades (concetoras: Dominika Swolkien, Eliane Semedo, Elvira Reis e Maria do Céu Baptista; validadoras: Ana Karina Moreira e Amália de Melo Lopes).
A introdução da disciplina de Língua e Cultura Cabo-verdiana no ensino nacional surge na sequência da Petição pela Mudança de Políticas Linguísticas, assinada em 2021 por mais de 200 linguistas, educadores e artistas, nacionais e internacionais, entre eles numerosos docentes investigadores da Uni-CV. Esta petição concretizou-se depois na formalização da Associason Lingua Maternu Kabuverdianu (ALMA -CV/KV), na qual os quadros da Uni-CV ocupam vários cargos nos órgãos científicos e de direção.
O projeto do Manual, coordenado pelo Ministério de Educação e cujo design gráfico está a cargo da renomada Porto Editora, atesta a capacidade dos cientistas da Uni-CV em influenciar as políticas educativas no país e o forte compromisso da Universidade em desenvolver Cabo Verde através da transferência de conhecimento científico de ponta para outros níveis de ensino e para a sociedade cabo-verdiana.