A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), através do Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF), das Faculdades de Ciências e Tecnologia e de Educação e Desporto, integra o consórcio do Projeto ELEVATE-WISE – Empowering Ladies in STEM through Varied Approaches for Technological Excellence – Women in STEM Empowerment, iniciativa que visa reforçar o interesse de estudantes do sexo feminino por carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (STEM), ao mesmo tempo que procura reduzir o abandono escolar nestes domínios.
Com um total de seis parceiros, a colaboração envolve a Universidade de Burgos (Espanha) como instituição líder, o Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) e quatro instituições de ensino superior na África Subsariana: duas na Costa do Marfim (Université Alassane Ouattara e Université Félix Houphouët-Boigny) e duas em Cabo Verde (Universidade de Cabo Verde e Sociedade para o Ensino, Ciência e Cultura, SA).
No âmbito deste consórcio, os docentes Clementina Furtado e Manuel Tavares, em representação da Uni-CV, participaram na Reunião de Lançamento do projeto, realizada nos dias 15 e 16 de janeiro de 2025, na Universidade de Burgos, em Espanha. Este foi o primeiro dos quatro encontros transnacionais previstos e serviu para apresentar as regras do programa Erasmus+ aos novos parceiros, clarificar responsabilidades e aspetos administrativos e financeiros, bem como delinear as primeiras ações a desenvolver por cada parceiro. No encerramento do segundo dia de trabalhos, os participantes realizaram uma visita guiada às instalações da Escola Politécnica Superior, no Campus Milanera, onde puderam observar os laboratórios e salas práticas dedicados às áreas de Engenharia e Arquitetura.
O ELEVATE-WISE, financiado pelo programa Erasmus+ – ERASMUS-EDU-2024-CBHE-STRAND-1 da União Europeia, terá a duração de 36 meses. A iniciativa reforça o papel da Uni-CV em promover a inclusão e a igualdade de género no sector do ensino superior, criando oportunidades para que mais mulheres cabo-verdianas possam aceder e destacar-se em áreas de grande exigência e relevância tecnológica.