Uni-CV_participa_no_Segundo_Diálogo_de_Think_Tanks_do_Sul_Global_na_China.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) marcou presença no Segundo Diálogo de Think Tanks do Sul Global, realizado em Nanjing, China, de 13 a 15 de novembro. Representando o Magnífico Reitor, José Arlindo Barreto, a Pró-Reitora para as áreas de Investigação e Formação Avançada, Sónia Semedo, participou no evento que reuniu mais de 100 entidades académicas do Sul Global e outras tantas instituições e think tanks chineses.

Durante o encontro, Sónia Semedo proferiu um discurso na sessão intitulada "Deepening Mutual Learning among Civilizations for Common Progress" ("Aprofundar a Aprendizagem Mútua entre Civilizações para um Progresso Comum"). No seu pronunciamento, sublinhou a necessidade de um conhecimento mais profundo entre as civilizações como caminho para o desenvolvimento conjunto.

Citando o Presidente chinês, Xi Jinping, durante o lançamento da Iniciativa de Civilizações Globais, Semedo referiu: "Todas as civilizações criadas pela sociedade humana são esplêndidas. É nelas que cada país encontra a força para a sua modernização e reflete as suas características únicas." Contudo, lançou a questão: "Como passamos das palavras para ações impactantes e orientadas para resultados?"

A Pró-Reitora para as áreas de Investigação e Formação Avançada enfatizou que compreender e envolver-se com civilizações vizinhas permite observar os caminhos trilhados para superar desafios sociais. "Para um verdadeiro progresso coletivo, precisamos de mais do que partilha ou transferência de conhecimento; necessitamos de uma transformação e adaptação do conhecimento, ajustado às nossas circunstâncias únicas, à nossa sociedade e aos nossos desafios específicos," afirmou.

Semedo expressou gratidão ao Comité do Sul Global pela oportunidade de conhecer a história e evolução da China, estendendo um convite para que os chineses visitem Cabo Verde. "Gostaríamos de oferecer uma experiência similar ao povo chinês. São bem-vindos ao nosso país, assim como todos os membros do Sul Global," disse.

O evento proporcionou oportunidades para explorar colaborações futuras entre a Uni-CV e instituições chinesas, bem como com outras entidades académicas do Sul Global. "Ao reforçarmos a comunicação e promovermos o diálogo, apoiamo-nos mutuamente em caminhos de modernização que refletem as nossas condições nacionais," destacou.

Concluindo a sua intervenção, Sónia Semedo declarou: "A nossa diversidade é a nossa riqueza. Busquemos a aprendizagem mútua num espírito de igualdade e colaboração. Ao definirmos objetivos comuns e estratégias eficazes, asseguramos que ninguém seja deixado para trás. Esta deve ser a missão dos think tanks do Sul Global: defender a partilha de experiências e as trocas entre povos para fomentar o progresso mútuo de todas as civilizações."

O Segundo Diálogo de Think Tanks do Sul Global reuniu líderes académicos e especialistas para discutir formas de fortalecer a cooperação e promover o desenvolvimento sustentável entre os países do Sul Global. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account