Reitor_recebe_Embaixador_da_Índia_em_Cabo_Verde.jpg

Na passada sexta-feira, dia 26 de julho, o Reitor da Universidade de Cabo Verde, José Arlindo Barreto, reuniu na sala do reitor, no Edifício 2 do Campus do Palmarejo Grande, a visita de cortesia do Embaixador da Índia em Cabo Verde, Sanjeev Jain.

Durante o encontro, o Embaixador Jain expressou o interesse da Índia em estabelecer uma parceria estratégica com a Universidade, particularmente nas áreas de ciências agrárias e alterações climáticas. A proposta visa integrar avanços tecnológicos para o desenvolvimento de cultivos resistentes a climas áridos, uma necessidade partilhada tanto por Cabo Verde quanto pela Índia, que também enfrenta desafios similares em suas regiões secas.

"Estamos interessados em colaborar em tecnologias agrícolas que demandam menos água e são resilientes a condições climáticas extremas", afirmou Jain. "Além disso, há uma série de programas de formação na Índia que podem beneficiar os especialistas e académicos de Cabo Verde através de intercâmbios de conhecimento e experiência prática."

O Embaixador propôs a doação de 100 livros de autores indianos para a biblioteca da universidade, abrangendo uma diversidade de géneros que incluem obras de ficção e não-ficção traduzidas para o inglês. Destacando a urgência de combater as mudanças climáticas, o embaixador discutiu um projeto de plantio de árvores, no Campus do Palmarejo Grande. Inspirado por uma iniciativa similar na Índia que visa plantar 1,4 bilhões de árvores em um ano, a proposta visa revitalizar os espaços verdes da universidade, mas também promover a consciência ambiental. 

O reitor manifestou grande interesse nas oportunidades apresentadas, destacando a importância de fortalecer os laços com a Índia e outros parceiros internacionais para avançar no desenvolvimento académico e tecnológico.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account