Reitor_Jose_arlindo_Barreto.jpg

O reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), José Arlindo Barreto, foi eleito por aclamação como o novo presidente da Associação das Universidades dos Países de Língua Portuguesa (AULP). A eleição decorreu nesta quarta-feira, 26 de junho, durante a realização do XXXIII Encontro da AULP, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e a troca de informação entre universidades e institutos superiores. Com mais de 130 membros dos países lusófonos, a missão da AULP é facilitar a comunicação entre seus membros para o desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo. A Associação estimula a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes, propondo uma reflexão contínua por meio da divulgação diária de notícias e organização de conferências e eventos.

Fundada em 26 de novembro de 1986, a AULP promove a colaboração multilateral entre as universidades dos países de expressão portuguesa e esforça-se para consolidar laços e promover ações conjuntas entre seus membros. A Associação busca reconhecer a importância e a força da comunidade lusófona na área da investigação e dos estudos superiores. Uma das prioridades da AULP é reforçar as relações com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual é Observador Consultivo, permitindo à Associação intervir em áreas temáticas e assumir a função de assessoria científica quando solicitado pela CPLP.

Os principais desafios da AULP incluem a dinamização da rede de universidades lusófonas, valorizando as diversas culturas, aproximando as dinâmicas científicas, multiplicando os intercâmbios no ensino e na investigação científica, consolidando parcerias estratégicas e ampliando o papel da língua portuguesa como um elemento qualificado desta comunidade.

Entre as atividades da AULP estão encontros anuais, reuniões bilaterais temáticas, edições de publicações, o Prémio Fernão Mendes Pinto, a Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP), atas dos encontros, edições que promovem a língua portuguesa e as culturas nacionais, fomento de pós-graduações multilaterais e a participação como Observador Consultivo da CPLP.

Foi entregue pelo recém-eleito presidente da AULP, a edição de 2023 do Prémio Fernão Mendes Pinto, a Manuel Duarte João Pires, professor na Universidade Politécnica de Macau. Este prémio, atribuído anualmente pela AULP, tem como objetivo galardoar uma dissertação de mestrado ou de doutoramento que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países. O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 8.000€ (oito mil euros), a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor premiado, cuja publicação digital será da responsabilidade do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account