Ofertas VICEREITORIA

A segunda fase de candidaturas aos cursos de graduação encontra-se aberta na Universidade de Cabo Verde, até 31 de agosto, com mais de 35 licenciaturas para os jovens interessados em ingressar na Uni-CV. A Vice-Reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, Professora Doutora Sandra Freire, esclarece sobre as condições de ingresso, as vantagens em estudar na Uni-CV e regista algumas novidades para o novo ano letivo, bem como os esforços encetados para proporcionar uma formação de qualidade a todos.

A Universidade de Cabo Verde, a maior e a melhor instituição de ensino superior do país, dispõe de um leque diversificado de cursos de licenciatura em todas as áreas do conhecimento, com destaque para Engenharias, Educação, Saúde, Sociedade, Economia, Comunicação, Direito, Línguas, algumas áreas técnicas e muito mais. 

 

  1. Para o ano letivo que se aproxima, que novas áreas de estudo serão oferecidas? 

Para a 1.ª fase de candidaturas são reeditados os cursos do nosso catálogo habitual. No entanto, temos novas propostas de cursos que estão em processo de acreditação e que poderão ser incluídas nas próximas fases, com destaque para as Licenciaturas na área do Ambiente e Agricultura: Desenvolvimento Rural; Geologia (Vulcanologia e Riscos/ vertentes Aplicada e do Ambiente) e Agronomia (Produção Vegetal e Produção Animal). Os dois últimos cursos vão ser desenvolvidos no Centro de Recursos Integrados (CRI) da região Fogo e Brava.

Além disso, temos ainda os Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) em processo de (Re)acreditação: Produção Áudio Visual e Multimédia; Cuidados Primários de Saúde Animal; Tecnologia de Processamento de Alimentos; Tecnologia de Produção Integrada em Horticultura.

Os três primeiros CESP estarão também disponíveis na ilha do Fogo.

 

  1. A Universidade dispõe de cursos de licenciaturas em horário pós-laboral ou que serão ser ministrados a distância? 

Este ano temos disponibilizado vagas para o período pós-laboral nos cursos de licenciatura da Escola de Governação e Negócios (ENG) – Polo I: Ciências Empresariais e Organizacionais (50 vagas) e Relações Públicas e Secretariado Executivo (40 vagas).  

E, também, o curso de licenciatura em Desenvolvimento Rural foi concebido para funcionar em regime híbrido, ou seja, presencial e online. 

 

  1. Quais são os critérios de admissão e as exigências colocadas aos candidatos que desejam ingressar nos cursos de licenciatura? 

1) Para os candidatos habilitados com o 12º Ano de escolaridade ou nível equivalente, a Universidade exige aproveitamento nas Disciplinas Nucleares indicada por cada grupo disciplinar; a seriação é feita mediante a média do terceiro ciclo e a nota da disciplina nuclear;

2) Outros candidatos:

  1. habilitados com Diploma de Estudos Superiores Profissionalizantes (Nível 5);
  2. maiores de 25 anos, ao abrigo nº.1 do artigo 15° do Decreto-Lei N° 22/2012, de 07 de agosto, poderão ingressar mediante prova de aptidão escrita e entrevista, para qualquer curso, excetuando-se o curso de Mestrado Integrado em Medicina;
  3. candidatos enquadrados na cooperação internacional;
  4. outros perfis compatíveis, conforme o previsto no regulamento geral de ingressos. 

Para o curso Educação Física e Desporto serão realizadas provas de aptidão física, para além dos critérios referidos anteriormente. (Consulte as condições de acesso)

 

  1. Quais são os benefícios de se estudar na Universidade de Cabo Verde? Quais oportunidades e recursos a que os estudantes terão acesso durante o seu período de estudo? 

Na Universidade de Cabo Verde dispomos de um corpo de docentes qualificados, excelentes instalações em todos os polos, infraestruturas laboratoriais e equipamentos modernos, rede de bibliotecas e plataformas de EaD. Para complementar, o valor da propina é atrativo – 9.000$00 por mês, para qualquer curso de licenciatura, temos residências estudantis para estudantes do interior de Santiago, de outras ilhas e para estudantes estrangeiros e, também, contamos com um leque extenso de acordos que possibilitam a participação em projetos de investigação em modalidade de iniciação científica e, ainda, a mobilidade internacional.

Além disso, a Uni-CV dispõe de condições que têm permitido a muitas unidades curriculares de diferentes cursos funcionarem com recurso a ferramentas de EaD.

 

  1. Existem programas de bolsas de estudo ou de assistência financeira disponíveis para os estudantes que desejam ingressar nos cursos de licenciatura? 

A universidade tem desenvolvido ações, tendo em vista o apoio aos estudantes, incluindo parcerias com a cooperação, empresas e ONG, para além de projetos para o desenvolvimento de cursos específicos e com caráter profissionalizante.  Por exemplo, está previsto para novembro próximo, o início de dois (2) cursos CESP, nível 5, em Produção Cultural e em Gestão de Projetos e Instituições Artísticas e Culturais, em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e com o financiamento da PROCULTURA. No âmbito da implementação desses dois cursos, a Uni-CV articulará com o IEFP e o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ).

A Uni-CV mobiliza, sistematicamente, financiamento para bolsas de iniciação científica e apoia os estudantes na submissão de bolsas à FICASE.

Está em processo um pacote de ofertas formativas na área da Escola Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), desde CESP até ao Doutoramento, junto dos stakeholders para atrair financiamento, em termos de bolsas paras os candidatos, prevendo-se uma ação nesse sentido já no mês de julho próximo. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account