Projeto_impar.png

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), no âmbito da sua missão de promoção de um Ensino Superior de qualidade no país, através dos seus três pilares fundamentais – Ensino, Investigação e Extensão – integra o projeto ÍMPAR (Inovar para Empoderar as Mulheres como Promotoras da Economia Social Subsaariana), liderado pelo Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal (IPC). Desta iniciativa fazem parte cinco (5) países, dois (2) europeus e três (3) africanos de língua oficial portuguesa.

Motivado pelo reconhecimento da União Africana do papel vital das mulheres e da relevância do empreendedorismo, conforme evidenciado na sua Agenda 2063, o ÍMPAR delineou objetivos estratégicos para induzir um impacto social e económico substancial. Entre estes objetivos incluem-se: a) aperfeiçoar as competências, empregabilidade e espírito empreendedor de jovens e mulheres, com vista à diminuição do desemprego juvenil; b) promover o empoderamento feminino em todas as facetas da vida, assegurando igualdade de direitos em âmbitos sociais, políticos e económicos; c) erradicar todas as formas de discriminação de género e abolir práticas sociais danosas; d) realçar o papel da juventude africana na dinamização do empreendedorismo e como elemento catalisador da transformação política, social, cultural e económica do continente.

Assim, o Projeto ÍMPAR tem como objetivo principal fundamental dinamizar o ecossistema da economia social e capacitar jovens mulheres, permitindo-lhes criar, gerir e fazer crescer empresas sociais comprometidas com a sustentabilidade ambiental e o progresso inclusivo. Por conseguinte, esta iniciativa contribuirá para formar e apoiar uma nova geração de empreendedoras sociais em Cabo Verde, Angola e Moçambique, ao mesmo tempo consolidando as Universidades como centros de excelência para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo das comunidades onde estão inseridas. 

Para atingir este objetivo, o ÍMPAR prevê  a criação de dois Cursos de Formação em Empreendedorismo Social ÍMPAR, em formato de experiência-piloto, a serem implementados em Cabo Verde, Angola e Moçambique, através das seis universidades parceiras do projeto. Esta iniciativa tem como meta proporcionar uma base robusta de conhecimento e competências práticas para jovens mulheres, entre 18 e 30 anos, capacitando-as com as habilidades necessárias em liderança, gestão e em colaboração para criar, gerir e fazer crescer empresas sociais eco-inclusivas.

impar_africa.jpg

O convite de Cabo Verde, Angola e Moçambique para integrarem o projeto, deve-se ao fato desses países serem considerados centros de excelência para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo das comunidades onde estão inseridas. De modo particular, as Universidades subsaarianas têm vindo a ser chamadas a integrar a temática do empreendedorismo como uma componente dos programas de estudos universitários, a dotar os/as seus/as estudantes, por um lado, i) de competências que possam usar para criar soluções práticas para os desafios atuais e, por outro, ii) disponibilizar incubadoras e aceleradoras de empresas para fomentar o desenvolvimento e crescimento do tecido empresarial.

Fazem parte deste grande projeto, o Instituto Politécnico de Coimbra (coordenação), a Universidad de Almeria (Espanha), a Universidade Eduardo Mondlane e a  Universidade Pedagógica, em Moçambique, a Universidade de Cabo Verde e a Universidade do Mindelo (Cabo Verde), a Universidade Técnica de Angola e a Universidade Independente de Angola, a International Consulting And Mobility Agency Sociedad De Responsabilidad Limitada (Espanha) e a Câmara Municipal da Praia (Cabo Verde), na qualidade de parceiro associado.

A equipa da Universidade de Cabo Verde que integra o projeto é formada pela Prof.ª Clementina Furtado (coordenadora do projeto na Uni-CV), Prof.ª Carmelita Silva, Prof.ª Celeste Fortes e  Prof.º António Baptista.

Trata-se de uma iniciativa transnacional cofinanciada pelo programa Erasmus+ - ERASMUS-EDU-2023-CBHE-STRAND-2 da União Europeia no âmbito da medida “Reforço de Capacidades no Ensino Superior” e tem a duração de 36 meses e orçado em 795.298 euros.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account