Numa cerimónia realizada na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), foi inaugurada um novo Laboratório de Redes, fruto de uma colaboração entre a Uni-CV e a gigante da tecnologia Huawei. Este evento, realizado esta segunda-feira, no auditório 102, do edifício 8, simboliza um esforço conjunto para impulsionar a educação e a investigação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Cabo Verde.
O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, destacou a importância desta parceria. "Esta colaboração entre a Huawei e a Uni-CV, e também entre a China e Cabo Verde, abre portas para que os nossos jovens possam competir com os melhores a nível mundial," disse Correia, sublinhando a necessidade de Cabo Verde se conectar com o mundo, especialmente através da juventude, enfatizando a importância do digital como asas para voar e se conectar.
O CEO da Huawei para a África Ocidental, Lionel Liu, falou sobre a rápida evolução da indústria de TIC e a necessidade urgente de talentos técnicos qualificados. "A indústria de TIC está a crescer muito rapidamente, alterando significativamente os modelos de negócios e as necessidades dos clientes," afirmou Liu. Ele mencionou a Competição de TIC da Huawei como uma oportunidade para os estudantes aprimorarem suas habilidades e serem incentivados em projetos desafiadores.
A Huawei selecionou a Uni-CV para receber uma doação de equipamentos de TIC, permitindo aos estudantes adquirir mais experiência no domínio das TIC e serem mais competitivos na nova era digital. “Esperamos que os estudantes da Uni-CV possam fazer bom uso deste laboratório,” concluiu Liu, reforçando o compromisso da Huawei em cooperar com Cabo Verde no caminho para uma nação conectada.
O Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, expressou a sua gratidão pela doação do laboratório, que representa um marco importante para a universidade. "Este laboratório é um testemunho do compromisso da Huawei com o desenvolvimento científico e tecnológico e com a educação," disse o Reitor. Ele ressaltou que o laboratório permitirá a realização de pesquisas avançadas e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.
Em 2022, a Uni-CV e a Huawei firmaram um protocolo que previu a doação de equipamentos, mas também estabeleceu um novo paradigma de colaboração entre o meio académico e a indústria. Este desenvolvimento enquadra-se perfeitamente no plano estratégico da Uni-CV, que visa posicionar-se como um centro de excelência académica e estímulo para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.