Reitor da unicv na Universidade Nova LisboaDurante esta semana, a equipa Reitoral da Universidade de Cabo Verde estará em Portugal, para estreitar futuras colaborações com as universidades locais. Desde segunda-feira, 11 de julho, já foram realizados encontros com a Universidade Nova de Lisboa e contatos com as universidades do Porto e de Coimbra.

Reitor-na-Universidade-Nova-Lisboa.jpg 

A equipa reitoral formada pelo Reitor, José Arlindo Barreto, pelo Pró-Reitor para as áreas de Avaliação, Comunicação e Eficiência, João Medina, e pela Diretora do Gabinete do Reitor, Carmem Paris reuniu-se nesta segunda-feira com o grupo reitoral da Universidade de Lisboa, composto pelo Reitor, João Sàágua, pelo Vice-Reitor, João Amaro Matos, e pelo Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Filomeno Fortes.

Durante a reunião das equipas, foram indicadas algumas áreas de cooperação, como Sociologia, Filosofia, Comunicação, Ciências Políticas e Águas, Energias e Agricultura, no sentido de ajudar a impulsionar a Escola de Ciências Agrárias e Ambientais. Foi decidido, de forma consensual, a utilização do digital para facilitar a colaboração, bem como apostar no trabalho híbrido e também colaborar no ensino à distância.

Na próxima semana, a Equipa Reitoral da Universidade Nova e os diretores das faculdades e escolas vão deslocar-se a Cabo Verde, com o objetivo de ter uma colaboração mais profunda com a Uni-CV. No encontro será assinado um protocolo-chapéu e, posteriormente, termos aditivos das diferentes áreas.

Já nesta terça-feira, 12 de julho, foram realizadas trocas de experiências de gestão entre as equipas, com a participação do Reitor José Arlindo Barreto no Conselho da Administração da AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa).

Neste mesmo dia, a comitiva reitoral participou na sessão solene do XXXI Encontro da AULP na Universidade de Coimbra. Encetou-se, também, contatos com a Universidade de Lisboa (Reitor), Universidade de Coimbra (Vice-Reitor), Universidade do Porto (Vice-Reitora) e com a Organização dos Estados Ibero-americanos, representada por Ana Paula Laborinho.

Para finalizar o dia, com a Universidade do Porto, em específico, foram discutidas outras áreas para cooperação como Desporto, Direito, Literatura, Comunicação e Cultura, cursos esses que vão ser ministrados à distância. A Vice-Reitora fará a ponte com as faculdades e assinar adendas, uma vez que já existe um protocolo-chapéu. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account