UniCV_UL_Cooperacao.jpg 

Após o encontro inicial a 31 de outubro, os responsáveis da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e da Universidade de Luxemburgo voltaram a reunir-se nesta quinta-feira, para discutir os resultados da visita e as áreas de colaboração entre ambas as instituições. A reunião teve lugar na sala do Conselho da Universidade, reforçando a intenção de consolidar as relações académicas e explorar projetos conjuntos.

No encontro, o Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, destacou a necessidade de promover a empregabilidade e o empreendedorismo dos estudantes. Lembrou-se da criação de um centro de empregabilidade francófono, resultado de uma conferência no Senegal, e destacou a colaboração com a Espanha nos projetos Empreamar e Empreatur. Abordou-se ainda a necessidade de integrar os médicos recém-formados no mercado de trabalho e a urgência de medidas governamentais de apoio.

O diálogo entre as instituições possibilitou a discussão sobre futuras colaborações, visando o desenvolvimento de soluções práticas para os desafios identificados. Ambas as partes manifestaram o desejo de estabelecer parcerias que beneficiem tanto os estudantes como os investigadores.

Os representantes da Universidade de Luxemburgo sublinharam a importância de ganhar a confiança do governo luxemburguês, garantindo que as colaborações se traduzam em progressos concretos e positivos. O encontro evidenciou uma aproximação, com potencial para impulsionar iniciativas educacionais e de investigação, alinhadas com as necessidades de Cabo Verde e os interesses da Universidade de Luxemburgo.

Discutiu-se a cooperação educacional, em particular nos programas de Mestrado e Doutoramento, bem como a criação de programas que abordem a migração e a diáspora, temas pertinentes para Cabo Verde.  Explorou-se a possibilidade de estabelecer mestrados com dupla titulação, bem como os desafios e etapas necessárias para a implementação de novos programas académicos.

Os representantes da Universidade de Luxemburgo apresentaram uma proposta de mobilidade académica e colaboração empresarial, com o intuito de potenciar a formação e investigação em áreas estratégicas. As iniciativas incluem a exploração de tecnologias inovadoras e a criação de programas de mobilidade na área de enfermagem e entre outros. 

Por fim, enfatizou-se a relevância das parcerias internacionais para o desenvolvimento conjunto de cursos online e para a candidatura a financiamento Erasmus. A conversa também incidiu sobre a necessidade de focar em soluções pragmáticas para desafios imediatos, como as energias renováveis e a dessalinização da água. O otimismo predominou nas discussões sobre o potencial destas parcerias para contribuir para o avanço académico e social, tanto em Cabo Verde quanto no Luxemburgo.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account