Estão abertas, até o dia 15 de setembro, as candidaturas a 2 cursos de especialização, 10 programas de mestrados e 2 de doutoramento.
A Pró-reitora para as áreas de Investigação e Formação Avançada, Professora Doutora Dominika Swolkien, apresenta as ofertas formativas de pós-graduação para o ano letivo 2023/24, esclarece as condições de candidatura da 2.ª fase e explica as vantagens de se fazer um curso de doutoramento, mestrado ou especialização na Uni-CV.
A Universidade de Cabo Verde, a maior instituição de ensino superior no país, dispõe de um leque diversificado de cursos de pós-graduação, em todas as áreas científicas, com destaque para as Línguas, Linguística, Culturas e Ciências Sociais, Educação, Economia e Desenvolvimento Rural, Desporto e o cluster dos STEM (Science, Technology, Engineeniring and Mathematics), este último direcionado particularmente para as áreas de estudo das mudanças climáticas, Energias Renováveis, Matemática e Informática. São mais de 300 vagas em oferta formativa na 2ª fase, com mais 1 doutoramento e 3 mestrados, e uma especialização (150 vagas) em processo de acreditação, e que serão disponibilizados nas próximas fases.
- Poderia informar-nos um pouco mais sobre os cursos que já estão a ser oferecidos no imediato e sobre os que estão em acreditação?
Para a 2.ª fase de candidaturas são reeditados os cursos que constam do catálogo habitual. Na Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA) temos o Mestrado em Estudos Ingleses: Linguística e Ensino da Língua Inglesa, assim como os Mestrado e Doutoramento em Ciências Sociais. A novidade é o Mestrado em Linguística Cabo-verdiana e Portuguesa da FCSHA, um programa desenhado especificamente para os professores da disciplina de Língua e Cultura Cabo-verdiana, recém introduzida no ensino secundário e para os que se interessam pelos estudos da Língua Materna e Crioulística.
A Escola de Negócios e Governação oferece o Mestrado em Liderança e Políticas Públicas, enquanto a Faculdade de Ciências e Tecnologia dispõe do Mestrado em Clima, Recursos Naturais e Riscos, o Mestrado em Recursos Geológicos e Ambiente, Mestrado em Descarbonização dos Países Emergentes, com dupla titulação com a Universidade de La Laguna (Canárias) e financiamento do cabildo de Tenerife, e o Doutoramento Regional em Matemática, em parceria com a Universidade de Coimbra e a Universidade Agostinho Neto, e com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian – é o primeiro programa doutoral na área de Matemática nos PALOP. É preciso mencionar ainda duas especializações (Segurança Informática e Ciência de Dados para Finanças, da FCT) que ganharam os concursos de financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. A Faculdade de Educação e Desporto oferece o Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor e, uma novidade, primeiro em Cabo Verde, Mestrado em Treino Desportivo. Está aberto, ainda, o Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais da Escola Ciência Agrária e Ambientais (ECAA).
A Uni-CV tem propostas de novos cursos que estão em processo de acreditação e poderão ser ofertados nas fases seguintes, i.e. Doutoramento em Gestão da Economia Rural para uma Agricultura Inteligente (GERAI), que será executado com vários parceiros, entre eles a U.Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa, a que se juntam o Mestrado em Agricultura Biológica e Desenvolvimento, em pareceria com as Universidades dos Açores, Madeira e o Instituto Politécnico de Viana de Castelo, ambos da ECAA. Encontram-se em processo de acreditação os Mestrados em Ensino da Língua Portuguesa L2/LE da FCSHA, em Economia Aplicada (ENG), e em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da FaED, assim como a Pós-graduação em Contabilidade da (ENG).
- A que público se destinam os cursos de pós-graduação da Uni-CV?
Em primeiro lugar, a todos os profissionais nacionais que queiram atualizar as suas competências e adquirir novos conhecimentos. Os nossos cursos de pós-graduação são ministrados em horário pós-laboral e em regime híbrido para facilitar o estudo a quem trabalha e quem reside numa ilha sem representação ou um polo universitário. O nosso objetivo estratégico é apostar em Cabo Verde no domínio digital, oferecendo a formação avançada para todas as ilhas. Mas, naturalmente, os cursos oferecem o regime presencial e estão abertos aos estudantes estrangeiros, particularmente dos PALOP, e aos recém-licenciados que gostariam de continuar os seus estudos.
- Quais são os critérios de admissão? O que fazer em caso de dúvidas?
A admissão num curso de pós-graduação é feita sempre por concurso, com regras e prazos definidos num edital. É um concurso documental, mas os candidatos podem ser entrevistados, se o júri assim o decidir. Os editais são publicados nas páginas dos cursos que podem ser consultadas em https://www.unicv.edu.cv/pt/ensino/cursos e a submissão de candidatura é feita exclusivamente online https://candidatura.unicv.cv/.
Quaisquer dúvidas de candidatos serão respondidas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do telefone: + 238 3340 122. Os candidatos podem, ainda, contactar o Diretores do Curso cujo email se encontra disponível nas páginas dos cursos no sítio da Uni-CV.
- Quais são as vantagens de se fazer um curso de pós-graduação na Universidade de Cabo Verde?
A Uni-CV dispõe de um corpo docente qualificado, de excelentes instalações em todos os polos, de infraestruturas laboratoriais e equipamentos modernos, uma rede de bibliotecas e plataformas de Ensino à Distância. Contamos com um leque extenso de acordos que possibilitam a participação em projetos de investigação, a modalidade de iniciação científica, participação de investigadores internacionais de renome nos nossos pogramas de pós-graduação e a mobilidade internacional.
Uma outra vantagem reside no facto de, para além de bolsas de pós-graduação da FICASE, a Uni-CV ter vindo a apoiar os estudantes de pós-graduação através de mobilização de financiamento da cooperação internacional (por exemplo, o Mestrado em Ensino de Língua Francesa, que conta com o apoio da Cooperação Francesa, ou as pós-graduações em Segurança Informática e Ciências de Dados para Finanças, cofinanciados pela Fundação Calouste Gulbenkian), para além de inserir os programas de pós-graduação em projetos científicos como é o caso de Mestrado em Recursos Geológicos e Ambiente, ministrado em articulação com o projeto SUGERE, ou o Mestrado em Epidemiologia de Campo financiado pela agência EDCTP.