A Universidade de Cabo Verde, em representação do país, participará pela primeira vez na XXXI edição dos Jogos Universitários Mundiais da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) Chengdu 2021 com dois atletas do curso de Educação Física e Desporto, Carlos Morais e Ivanésia Baiane. O evento, que terá lugar em Chengdu, província de Sichuan, China, será realizado de 28 de julho a 8 de agosto de 2023.
A delegação de Cabo Verde é formada por membros da Universidade de Cabo Verde. Além dos dois estudantes-atletas selecionados, Heritson Resende, licenciando em Educação Física e Desporto pela Uni-CV e colaborador da Seção do Desporto Universitário e Bem-Estar dos Serviços de Ação Social da Universidade, terá a honra de assumir o papel de Chefe da Delegação de Cabo Verde nos prestigiados Jogos Universitários Mundiais da FISU.
O atletismo foi escolhido como a modalidade na qual Cabo Verde competirá. Os atletas nacionais Carlos Morais e Ivanésia Baiane foram selecionados para competir nas categorias de corrida de 100 e 200 metros, respetivamente. Ivanésia Baiane participará, também, da categoria de salto em comprimento.
Durante a sua estadia nos Jogos Universitários Mundiais, a delegação de Cabo Verde terá a oportunidade de interagir com atletas de diferentes culturas e estabelecer laços de amizade com representantes de outros países. Esta troca de experiências proporcionará conhecimentos desportivos aos estudantes-atletas e, também, a sua compreensão e apreciação pela diversidade global.
Organizada pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), a competição foi adiada por diversas vezes, desde 2021, devido as preocupações mundiais relativamente à pandemia da Covid-19.
Apresentação da delegação cabo-verdiana nos jogos universitários mundiais
Nesta terça-feira, a delegação de Cabo Verde que representará o país nos Jogos Universitários Mundiais em Chengdu, China, foi apresentada aos membros da equipa Reitoral, em uma cerimônia realizada na Administração da Universidade de Cabo Verde.
Os presentes expressaram sua confiança e apoio à delegação, enfatizando a importância da participação nos Jogos Mundiais Universitários como uma oportunidade única para a promoção do desporto universitário, intercâmbio cultural e o reconhecimento do talento dos estudantes atletas da Universidade de Cabo Verde.
A delegação reuniu-se também com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) para apresentação dos procedimentos que se teve em consideração para garantia de Cabo Verde nos jogos. A Uni-CV agradece o IDJ pela pronta disponibilidade em suportar a delegação através de financiamento de traje de apresentação nos jogos.
A Universidade de Cabo Verde aproveita ainda para informar que as candidaturas aos cursos de licenciatura, inclusive a licenciatura em Educação Física e Desporto, se encontram abertas até 31 de agosto.