Em alusão ao Dia Mundial das Competências dos Jovens, celebrado desde 2014 no dia 15 de julho, o docente Inácio Vera-Cruz da Escola de Negócios e Governação (ENG) da Universidade de Cabo Verde, também Coordenador do Centro de Empregabilidade Francófono, participou do Programa “Raio X” da Rádio de Cabo Verde, a fim de discutir a temática “As competências necessárias para o mercado de trabalho” e destacar a contribuição do Centro no desenvolvimento da empregabilidade e do empreendedorismo Jovem em Cabo Verde.
O Coordenador do Centro de Empregabilidade Francófono na Universidade de Cabo Verde realçou o papel fundamental do Centro no fomento das ações formativas complementares, visando reforçar e elevar os níveis de empregabilidade dos jovens universitários diplomados em Cabo Verde.
Além disso, aproveitou o momento para enfatizar a necessidade de reduzir a lacuna existente e atender às demandas das empresas e organizações que, frequentemente, têm notado deficiências em recém-formados, tendo em vista a supressão das suas necessidades. Essas competências englobam as habilidades técnicas, como conhecimentos especializados em determinadas áreas, bem como habilidades socio-emocionais, como o pensamento crítico, a comunicação, colaboração e liderança.
O Centro de Empregabilidade Francófono, recentemente inaugurado, possui quatro eixos estratégicos de atuação:
1) fornecer aconselhamento, orientação e tutoriais de emprego;
2) oferecer formações complementares em competências transversais (soft skills);
3) conceder certificações profissionais em áreas como línguas, TIC e gestão de projetos;
4) promover a pré-incubação de projetos, como uma forma de estimular o empreendedorismo.
Inácio Vera-Cruz reforçou ainda que é fundamental ressaltar a importância da integração da formação profissional e da formação universitária no sistema de qualificação dos jovens. Essa integração pretende equilibrar as ofertas de habilidades e conhecimentos, garantindo aos jovens uma formação abrangente e alinhada às demandas do mercado de trabalho.
Ao combinar os benefícios da formação profissional, que oferece competências técnicas especializadas com os da formação universitária, que proporciona uma base sólida de conhecimentos e habilidades transferíveis, os jovens são preparados de forma mais completa para enfrentar os desafios profissionais e contribuir de maneira significativa nas organizações e na sociedade, como um todo.
Aceda à entrevista completa aqui.