Livro Contribuicao Docente Uni CV

 

O professor Doutor Adilson Semedo, da Universidade de Cabo Verde, é um dos autores colaboradores do projeto de investigação coordenado por Fernando Ilharco, Marília dos Santos Lopes, Fernando Chau, Filipe Coelho, lançado no passado dia 14 de dezembro, em Lisboa, sob a chancela da Universidade Católica Editora.

Esta obra coletiva reuniu investigadores de todos os países de culturas e expressão portuguesa e abordou três grandes áreas: identidade e geoestratégia em português; literatura e artes em português; e educação e ciência em português.

O artigo de Adilson Semedo intitula-se “A enunciação literária das condições sociais de possibilidade do amor nas obras O Escravo, Contra Mar e Vento, e Eva”.

Resumidamente, através das obras literárias O Escravo, de José Evaristo de Almeida, Contra Mar e Vento, de Teixeira de Sousa, e Eva, de Germano Almeida, analisa como o amor se fixa como um atributo social em articulação como os diferentes modelos de governação em Cabo Verde.

Sustenta, ainda, que essa atribuição social tem como pressuposto o facto das relações íntimas terem sido acopladas a estrutura social ancoradas em propositivos rácicos e de classe no período colonial, e despontarem no período pós-colonial ancoradas aos interesses biopolíticos.

As obras literárias cabo-verdianas selecionadas, escritas em língua portuguesa, espelham momentos diferenciados em que a concretização do amor, na exterioridade dos limites das suas condições de possibilidade, nos é apresentada como sacrilégio, insolência ou incerteza.

Assim, o texto publicado propõe que “O Escravo, Contra Mar e Vento, e Eva” enunciaram e disseminaram formas diferenciadas de se perceber, pensar, e fazer o amor acessível e plausível em compatibilidade com a realidade social vivenciada. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account