Capa FeiraMinistra Joana Rosa

O Ministério da Justiça, através da Direcção-Geral de Registos, Notariado e Identificação (DGRNI), realizou nesta segunda-feira, 26 de junho, na Universidade de Cabo Verde, a Feira intitulada “RNI mais perto de si!”, que teve por objetivo dar a conhecer o Cartão Nacional de Identificação (CNI), as suas funcionalidades digitais, as suas vantagens e a sua interseção com os serviços da Administração Pública e Privada, através de sites e portais, ou seja, tudo o que esteja relacionado com a identidade digital cabo-verdiana.

De acordo com a Ministra da Justiça, Joana Rosa Amado, o Governo de Cabo Verde "assumiu o compromisso de dar maior centralidade à Justiça”, destacando assim as funcionalidades do Cartão Nacional de Identificação (CNI), bem como a aposta na “modernização dos Registos, Notariado e Identificação como um dos pilares da ação governativa para o setor”.

“O CNI permitiu juntar outros números e dados, como o de contribuinte fiscal e o de previdência social, permitindo também ao cidadão ligações com vários serviços através da Internet, com recursos às suas valências de autenticação e assinatura digital”, ressaltou.

A Governante garantiu, ainda, que com a implementação do CNI, todas as condições estão criadas.

“Trata-se de um documento moderno, autêntico, multifuncional e de elevada segurança que vai substituir o Bilhete de Identidade. Tem ainda a capacidade para ir além da função de identificação, mas também armazenamento de dados pessoais, autenticação, assinatura digital, transações eletrónicas, entre outras possibilidades”, sublinhou a Ministra da Justiça.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account