OFICINA CINEMA 696x452DIFF

A Universidade de Cabo Verde receberá na próxima segunda-feira, 06 de novembro, a abertura oficial da 3.ª edição do DjarFogo International Film Festival (DIFF), a decorrer entre os dias 6 e 12 de novembro na Cidade da Praia e na ilha do Fogo.

O ato de abertura será presidido pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, com a recepção dos cineastas, às 09h00, no Campus do Palmarejo Grande da Universidade de Cabo Verde.

A "Opening Night/Red Carpet /Awards Ceremony" do DIFF23 acontece no mesmo dia (6 de novembro), no Auditório Nacional Jorge Barbosa às 17h45.

A abertura do festival será com o filme "SAMZIBANGA" de Sarah Maldoror, a homenageada do DIFF23. Sarah Ducados, conhecida como Sarah Maldoror, é considerada a primeira mulher negra a fazer cinema na África nos anos 1960. Foi das primeiras mulheres negras a dirigir um longa-metragem em África e deixou um grandioso legado cinematográfico.

O Djarfogo International Film Festival apresentará nas ilhas do Fogo e Santiago ,125 filmes de 82 países do mundo, com uma celebração de dois dias na ilha de Santiago (6 e 7 de novembro) e os restantes no Fogo (8 a 12 de novembro).

Este é um evento cultural de grande importância não só nacional, mas também consagra o cinema caboverdiano a nível internacional, colocando Cabo Verde no mapa do Cinema Mundial.

Serão sete dias de atividades que têm por objetivo educar, entreter, encorajar e inspirar jovens a participarem no cinema africano, nas artes visuais e no cinema mundial.

Este ano o DIFF23 será subordinado ao tema "O papel do cinema na construção da nação", que reconhecerá algumas personalidades e cineastas.

O Festival Internacional de Cinema DjarFogo é uma organização sem fins lucrativos com sede em Los Angeles e nas ilhas de Cabo Verde. Integra um Festival Internacional de Cinema, um " Film África Lab / Filmmaking Mentorship" e um intercâmbio académico e cultural para promover histórias e imagens africanas através da exibição de filmes, artes visuais e outras apresentações imaginativas. É um farol internacional para a comunidade de artes visuais africana e da diáspora apresentar "Narrativas Negras" e manter a originalidade cinematográfica da cultura pan-africana e da diáspora.

Consulte o programa (aqui) e participe!

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account