O Magnífico Reitor da Universidade de Cabo Verde, Professor Doutor José Arlindo Fernandes Barreto, participou, nos dias 23 e 24 de maio, na Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), em Assunção – Paraguai.
O evento reuniu vários parceiros, entre governos, instituições públicas e privada (instituições de ensino superior, redes e associações), de modo a promover uma reflexão e, ao mesmo tempo, desenhar linhas de ação conjunta, valorizando a diversidade.
Esta CILPE 2023 foi desenvolvida sob o lema “LÍNGUAS, COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, DIVERSIDADE”. Além do espanhol e do português, as línguas nativas foram um tema transversal desta conferência estruturada à volta de três eixos:
1. “O poder e o valor da comunicação”;
2. “Línguas e Educação Intercultural”;
3. “Somos o que lemos: línguas e literaturas”.
Cada eixo subdividiu-se, por sua vez, em duas sessões.
Eixo 1
Sessão 1: Ler o mundo: as vozes da literatura
Sessão 2: Promover a leitura: compromisso das políticas públicas
Eixo 2
Sessão 3: Olhares críticos: ações e propostas educativas
Sessão 4: Reflexões: caminhos para ações futuras
Eixo 3
Sessão 5: Línguas e espaço digital
Sessão 6: Comunicação clara: a busca da simplicidade num mundo complexo
De destacar que o Reitor da Uni-CV, Professor Doutor José Arlindo Barreto integrou o eixo 2, sessão 4, do qual também tomaram parte mais 3 oradores provenientes de Bolívia, Argentina e México.
A primeira edição da CILPE foi realizada em Lisboa no ano de 2019, com o tema Ibero-América: uma comunidade, duas línguas pluricêntricas”. Já a segunda edição teve lugar em Brasília, no início de 2022, sob o tema “Línguas, Cultura, Ciência e Inovação”.
Cabo Verde é o país escolhido para receber a IV Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), em 2025, e a Universidade de Cabo Verde será o palco deste grande evento.
A CILPE é um projeto promovido pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), instituição ao serviço da comunidade ibero-americana, que valoriza a diversidade dos seus povos e culturas e, através dos seus programas, projetos e ações, promove e fortalece a diversidade das suas línguas enquanto parte do seu rico patrimônio partilhado.
Sob o lema "Fazemos a cooperação acontecer", a OEI é, desde 1949, o primeiro organismo intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, fazem parte do organismo 23 Estados-Membros e tem 19 escritórios nacionais, além da Secretaria-Geral sediada em Madrid.