Participacao Reitor CILPE

O Magnífico Reitor da Universidade de Cabo Verde, Professor Doutor José Arlindo Fernandes Barreto, participou, nos dias 23 e 24 de maio, na Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), em Assunção – Paraguai.

O evento reuniu vários parceiros, entre governos, instituições públicas e privada (instituições de ensino superior, redes e associações), de modo a promover uma reflexão e, ao mesmo tempo, desenhar linhas de ação conjunta, valorizando a diversidade.

Esta CILPE 2023 foi desenvolvida sob o lema “LÍNGUAS, COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, DIVERSIDADE”. Além do espanhol e do português, as línguas nativas foram um tema transversal desta conferência estruturada à volta de três eixos:

1. “O poder e o valor da comunicação”;

2. “Línguas e Educação Intercultural”;

3. “Somos o que lemos: línguas e literaturas”.

Cada eixo subdividiu-se, por sua vez, em duas sessões.

Eixo 1

             Sessão 1: Ler o mundo: as vozes da literatura

             Sessão 2: Promover a leitura: compromisso das políticas públicas

Eixo 2

            Sessão 3: Olhares críticos: ações e propostas educativas

            Sessão 4: Reflexões: caminhos para ações futuras

Eixo 3

            Sessão 5: Línguas e espaço digital

            Sessão 6:  Comunicação clara: a busca da simplicidade num mundo complexo

De destacar que o Reitor da Uni-CV, Professor Doutor José Arlindo Barreto integrou o eixo 2, sessão 4, do qual também tomaram parte mais 3 oradores provenientes de Bolívia, Argentina e México.

A primeira edição da CILPE foi realizada em Lisboa no ano de 2019, com o tema Ibero-América: uma comunidade, duas línguas pluricêntricas”. Já a segunda edição teve lugar em Brasília, no início de 2022, sob o tema “Línguas, Cultura, Ciência e Inovação”.

Cabo Verde é o país escolhido para receber a IV Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), em 2025, e a Universidade de Cabo Verde será o palco deste grande evento.

A CILPE é um projeto promovido pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), instituição ao serviço da comunidade ibero-americana, que valoriza a diversidade dos seus povos e culturas e, através dos seus programas, projetos e ações, promove e fortalece a diversidade das suas línguas enquanto parte do seu rico patrimônio partilhado.

Sob o lema "Fazemos a cooperação acontecer", a OEI é, desde 1949, o primeiro organismo intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, fazem parte do organismo 23 Estados-Membros e tem 19 escritórios nacionais, além da Secretaria-Geral sediada em Madrid.

Galeria de fotos

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account