Elisabeth Barbosa participou, em modo online, em um simpósio realizado na capital de Angola, Luanda, em representação da Universidade de Cabo Verde, no passado dia 12 de maio.
Durante o evento, a docente apresentou um painel intitulado “Desafios e experiências da inclusão digital de meninas e mulheres”, abordando o espaço das mulheres na Academia nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), bem como os programas desenvolvidos com a finalidade de promover a inclusão de mulheres e meninas no mundo digital.
Do evento realizado em formato híbrido pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) participaram diversos docentes universitários, investigadores de instituições de ensino superior nacionais e internacionais, Ministério da Educação de Angola, entre outras entidades.
O simpósio teve como objetivo promover o debate, a partilha de experiências, de lições aprendidas e boas práticas que substanciam desafios e oportunidades da educação na era digital para a equidade e a igualdade do género, no âmbito de contributos sobre a “Inovação tecnológica e educação para o alcance da igualdade do género (desafios e oportunidades”.
Além disso, o evento perspetivava contribuir para a apropriação das boas práticas de instituições de Ensino Superior para vencer as barreiras da inclusão digital de meninas e mulheres e da promoção do seu maior acesso à formação e à educação em áreas STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática).