Pr Acad Alector Timas

O presidente nacional da Associação dos Estudantes da Universidade de Cabo Verde (Acad Uni-CV), Alector Timas, participou de 23 a 25 de novembro na segunda edição do Fórum Internacional dos Jovens com as Embaixadas, que teve o território angolano como palco.

Este fórum consiste num encontro com os líderes africanos de diferentes organizações juvenis, com o objetivo de promover o intercâmbio diplomático, para que os jovens possam trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável do continente africano, no sentido de ajudar na materialização dos objetivos da agenda 2063 da União Africana.

Em sua nobre missão de reprensetar Cabo Verde, onde teve também a honra de ser condecorado, Alector Timas, nos dias que antecederam o fórum, teve a oportunidade de participar em encontros com a entidades locais, partilhando experiência sobre como tem sido o funcionamento da comunidade juvenil cabo-verdiana.

Os presentes defenderam que para ter, efetivamente, o desenvolvimento  “os jovens devem ser mais patriotas, resilientes, não tão  influenciados por atitudes ou comportamentos desviantes, sendo bons cidadãos, promotores da paz e da unidade nacional, participar no desenvolvimento do continente, preservar os valores do pan-africanismo, serem ativos e pró-ativos”.

O presidente da Acad Uni-CV, após esta experiência, afirma que “agora é o momento propício para a comunidade juvenil cabo-verdiana se una com toda a sua rigidez e confiança, não só para o desenvolvimento do país, mas também de todo o continente africano e aproveitar este vigor juvenil para engrandecer e engrenar em caminhos que levam ao topo, que todos sejam determinados em fortalecer essa união para que todos juntos realmente possamos progredir e fazer acontecer”.

O Fórum Internacional dos jovens com as Embaixadasfoi realizada na sala nobre de reuniões do Memorial Dr. António Agostinho Neto, sob o Lema Africa United (Unidos No Mesmo Pensamento), e contou com a presença de Sua Excelência Dr. Fernando Torres Diretor do Gabinete Jurídico do Governo da Província de Luanda e também dos Membros do governo angolano, Membros do Corpo Diplomático acreditados na República de Angola, Deputados da Assembleia Nacional, Representantes de Partidos Políticos com assento parlamentares, Representantes eclesiásticas, Instituições Académicas, Empresariais, Líderes associativos e Estudantes.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account