ESJAP PR20230227 163832

No âmbito do programa de comemoração do Dia Internacional da Língua Materna, a escola secundária José Augusto Pinto recebeu nesta segunda-feira, 27, o Presidente da República de Cabo Verde, o Doutor José Maria Neves, para uma aula magna sobre a língua cabo-verdiana.

O evento tinha como público alvo os alunos de Língua Cabo-verdiana do 10.º ano das escolas secundárias da ilha de São Vicente, bem como os professores da disciplina,  introduzida neste ano letivo de 2022/23, no âmbito dos novos planos curriculares da reforma do ensino secundário no país.

Participaram, ainda, os estudantes dos cursos de Educação Básica e Estudos Cabo-veridanos e Portugueses da Faculdade de Educação e Desporto (FaED) da Uni-CV – Pólo II.

Durante a sua intervenção, o Presidente da República sublinhou a importância da língua cabo-verdiana, enfatizando o grande passo da sua implementação no plano curricular do ensino secundário. Além disso, José Maria Neves manifestou o desejo de ver concretizado o ensino da “nossa língua mãe” desde o ensino básico.

O Presidente da República de Cabo Verde sublinhou ainda o longo caminho até à oficialização da padronização da língua cabo-verdiana, contudo apontou que o mais importante é a consciência e a valorização do que é nosso.

“A língua cabo-verdiana é o nosso maior património. Ela está intimamente ligada a nós. Ela tem força, tem afetividade. É um factor da nossa identidade.”, declarou.

Ainda durante o evento, José Maria Neves aproveitou para felicitar os professores pelo empenho e pela criatividade na introdução da língua cabo-verdiana no ensino.

O evento foi organizado pela a Universidade de Cabo Verde, através da Faculdade de Educação e Desporto (FaED) e da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA) do Pólo II – Mindelo –, a ALMA-KV (Asosiasãu di Língua Matérnu Kabuverdianu) e a Escola Secundária José Augusto Pinto.

Ao longo desta semana, de 27 de fevereiro a 4 de março, o grupo de instituições organizadores realizarão um conjunto de atividades, entre elas o intercâmbio entre a Universidade de Cabo Verde e as escolas secundárias de São Vicente, onde os estudantes dos cursos de Educação Básica e dos Estudos Cabo-verdianos e Portugueses farão uma partilha de conhecimentos sobre a língua cabo-verdiana com os alunos do 10.º ano das escolas José Augusto Pinto, Ludgero Lima, Jorge Barbosa e Salesianos.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account