IMG 0416

A Universidade de Cabo Verde recebeu Yoshinari Suzuki, gestor do projeto financiado pelo GEF 7, que pretende integrar a energia elétrica no setor marítimo como meio de ajudar os pescadores nas suas atividades profissionais e potenciar uma tecnologia limpa.

Este projeto ambiciona instalar duas estações para carregar e trocar as baterias dos barcos em Monte Trigo (Santo Antão) e São Pedro (São Vicente) para continuarem a sua viagem, um projeto que mudará a vida dos pescadores em termos de autonomia, segurança e condições do ambiente e dos seus meios de transporte.

O Gestor do projeto, Yoshinari Suzuki tem procurado encontrar-se com os vários parceiros do projeto para debater, coletar e identificar as áreas de cooperação para, posteriormente, preparar um documento detalhado.

Durante a reunião, o projeto Empreamar recebeu grande destaque pela mudança que tem causado na vida dos pescadores do país. O projeto, que já está em sua terceira edição, oferece orientações meteorológicas para os pescadores antes de iniciarem os seus trabalhos diários. O Centro de Empreendedorismo e Prestação de Serviços da Uni-CV foi ressaltado com uma unidade funcional que promove o empreendedorismo nos estudantes dos diferentes cursos.

A pró-Reitora para Extensão Universitária considerou a parceria como significativa porque tudo que envolve água, tecnologia e energia são importantes e receberão forte enfoque da universidade no próximo ano. Sublinhou ainda que o objetivo da universidade é incluir os vários grupos e impulsionar a sustentabilidade do país.

Yoshinari Suzuki afirmou que a Uni-CV pode apoiar o projeto com a criação de materiais específicos e a capacitação dos participantes. Mostrou-se aberto para colaborar com este estabelecimento de ensino em matérias importantes como tecnologia e energia.

O pró-Reitor para tecnologias, Arlindo da Veiga e o presidente da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Jorge Tavares apresentaram algumas ofertas formativas da Uni-CV relacionados com a tecnologia e energia, bem como o mestrado em Descarbonizarão Energética. Manifestaram igualmente o interesse de estabelecer um protocolo que permitisse a troca de conhecimentos nessas áreas.

Yoshinari Suzuki é o secretário de desenvolvimento industrial da divisão de descarbonização e energia sustentável da UNIDO, uma organização que trabalha com a redução da pobreza promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo nos países.

 

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account