A Universidade de Cabo Verde e a Presidência da República de Cabo Verde organizaram uma campanha de plantação de árvores, no dia 18 de junho, no Campus do Palmarejo Grande, no âmbito da comemoração do dia Mundial de Luta contra Seca e desertificação que se assinalou no dia 17 junho, sob o lema “Proteger a Terra, restaurar a Terra, envolver as pessoas”.
O objectivo foi, sobretudo, sensibilizar a sociedade civil, particularmente as novas gerações e os diferentes actores, para a importância das áreas verdes na protecção do ambiente e a necessidade de dar a sua contribuição no combate aos problemas ambientais, mas também sociais, nomeadamente a fome e a má nutrição.
A Campanha contou com a presença do Presidente da República, José Maria Neves, que incentivou todos os cabo-verdianos a apostarem na plantação de árvores de fruto como forma de obter recursos para melhorar a dieta alimentar em Cabo Verde.
José Maria Neves sublinhou que Cabo Verde está a ter muitos problemas de seca porque nos últimos anos o país não tem tido chuva, o que também tem provocado a desertificação, com muitos lugares a ficarem mais desertos, tanto de plantas como de pessoas, que perante a falta de água e outras dificuldades têm migrado para outros locais.
“Nada melhor do que plantar árvores aqui na Universidade, que é a fonte de saber. Assim quando vocês [as crianças que o acompanharam na campanha] vierem para a universidade vão poder estar num local mais verde e a aprendizagem será muito melhor”, disse.
O Reitor Universidade de Cabo Verde reitera a necessidade de ter mais espaços verdes no Campus de Palmarejo Grande. “Temos aqui um edifício novo, que é grande; já tivemos várias várias ações da campanha de plantação. Então, para comemorar o dia Mundial da Seca e da Desertificação em parceria com aPresidente da República, realizamos esta campanha de plantação de árvores.
A campanha de plantação, que contou com a parceria da comunidade académica da Uni-CV e da Câmara Municipal da Praia, teve a participação dos filhos e familiares dos funcionários da Presidência da República, docentes, estudantes e funcionários da Uni-CV, além de uma turma do Centro Educativo Miraflores.
O Dia Mundial do Combate à Seca e Desertificação, assinalado anualmente em 17 de Junho, foi estabelecido em 1994 pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD).