O Professor José Arlindo Barreto foi eleito, à primeira volta, como Reitor da Universidade de Cabo Verde, com 61,3% dos votos, de acordo com os dados do apuramento provisório.

Segundo os dados provisórios da Comissão Eleitoral, José Arlindo Barreto obteve 61,3% votos, Maria de Lourdes Gonçalves, 21,78%, e Odair Barros-Varela, 15,91% dos votos.

Numa primeira declaração feita após a divulgação dos resultados provisórios da eleição, Maria de Lourdes Gonçalves admitiu o resultado e disse que a academia da Uni-CV, estribada na sua razão, escolheu o seu novo Reitor para o quadriênio 2022-2026. “Felicitamos o vencedor, Doutor Arlindo Barreto, e desejamos-lhe sucessos na liderança da Universidade de Cabo Verde”.

Por sua vez, o candidato Odair Barros-Varela felicitou o candidato vencedor, o Professor Doutor Arlindo Barreto, e desejou as maiores felicidades no seu mandato.

Novo Reitor promete trabalhar no sentido de estar de mãos dadas com todos

O Novo Reitor eleito disse que vai trabalhar no sentido de estar de mãos dadas com todos, para que se veja quais são realmente as prioridades das prioridades. “Vamos trabalhar nisso serenamente, agora o tempo é de ver com os colegas o que foi feito, como podemos trabalhar em conjunto para que todos possam dar a sua contribuição dentro da instituição”, concluiu.

Reações internas

A Reitora cessante, Judite Medina do Nascimento, felicitou o Reitor eleito, o Professor Doutor Arlindo Barreto, pela expressiva vitória nas eleições de ontem. 

“Há um Reitor eleito, o Professor Doutor Arlindo Barreto, que merece todo o suporte da comunidade académica na prossecução dos próximos desafios, mas estou convencida de que ontem a Universidade de Cabo Verde, como um todo, saiu vencedora de um processo exemplar e cívico, digno da nobreza, da dignidade e da Magnificência da nossa Uni-CV”, disse a Reitora cessante num comunicado enviado à comunidade académica. 

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, parabenizou o novo Reitor Professor Doutor Arlindo Barreto. “Terminadas as eleições, quero dar os parabéns ao novo Reitor da Uni-CV, Professor Doutor Arlindo Barreto, e desejar-lhe muitos sucessos no desempenho das suas elevadas funções, para o bem da Universidade, do Ensino Superior e de Cabo Verde”.

O Reitor será nomeado pelo membro do Governo que tutela o ensino superior. A nova equipa reitoral da Universidade de Cabo Verde iniciará as funções no próximo dia 25 de março de 2022, e terá um mandato de quatro anos.

O ato de votação decorreu no dia 19 de janeiro de 2022, das 9h às 17h, sem interrupções, em locais próprios,definidos pela Comissão Eleitoral, nos termos do regulamento vigente.

Resultados provisórios por círculo eleitoral

Publicação dos resultados provisórios

Quadro de resumo  

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account