Já foram designados os integrantes da Comissão Eleitoral que coordenará o processo para a escolha do novo reitor da Universidade de Cabo Verde para o período de 2022-2026. A designação foi formalizada através da  Deliberação N° 025/CONSU/2021, publicada no dia 22 de outubro de 2021.

A comissão é presidida pela Diretora do Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF), Professora Clementina Furtado; tem como vices-presidentes o Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Salif Silva, o Técnico dos Serviços dos Recursos Humanos, Amaro Lopes e a Estudante da Escola de Negócios e Governação, Edinélida Sofia Dias Coelho. Tem como vogais o Professor António Carlos Lopes, da Faculdade de Educação e Desporto (FaED); a Sra. Cláudia Janete Rodrigues, dos Recursos Financeiros e Administrativos; e lnnocent Obinna Fortes Anyado, Estudante da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA); 

Os candidatos a reitor deverão apresentar as suas candidaturas, acompanhadas do programa de ação a ser implementado. O calendário de todo o processo já foi definido pelo Conselho da Universidade e já está publicado.

A eleição para Reitor realiza-se em janeiro de 2022. O Reitor é eleito por um colégio eleitoral composto por: Docentes com, pelo menos, 2 (dois) anos de serviço prestado a tempo inteiro na Uni-CV, cuja expressão eleitoral deve representar 60% (sessenta por cento) dos votos; Funcionários com, pelo menos, 2 (dois) anos de serviço prestado a tempo inteiro na Uni-CV, com contrato válido no ano letivo em que se realizam as eleições, cuja expressão eleitoral deve representar 20% (vinte por cento) dos votos; e Estudantes com mais de 1 (um) ano de frequência e situação académica regularizada, cuja expressão eleitoral deve representar 20% (vinte por cento) dos votos.

O Reitor será nomeado pelo membro do Governo que tutela o ensino superior.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account