A Universidade de Cabo Verde, em parceria com a Lantuna e o Instituto Marítimo Portuário, uniram esforços e organizaram ações de capacitação sobre pesca sustentável e segurança no mar na comunidade de Porto Mosquito e na comunidade de Porto Rincão. As formações decorreram nos dias 31 de julho e 1 de agosto e nos dias 7 e 8 de Agosto.
Estas ações estão enquadradas na promoção da monitorização participativa e da diversificação de atividades geradoras de receita introduzidas para melhorar a autogestão das práticas pesqueiras e reduzir a pressão sobre os recursos marinhos sobre explorados, uma das metas do projeto Eco-Vila financiado pela Darwin Initiative, e no estudo sobre a caraterização do atual esforço de pesca na Baía do Inferno e no mar próximo, financiado pelo CEPF Mediterranean Basin Hotspot Program.
No decurso dos trabalhos foram feitas apresentações sobre oceanos e a sua biodiversidade, a pesca artesanal em Cabo Verde, as áreas marinhas protegidas (ressaltando o recém criado Parque Natural de Baía de Inferno e Monte Angra - PNBIMA) e o novo plano de gestão dos recursos de pesca em Cabo Verde.
Ainda abriu-se uma discussão sobre a lista de cetáceos, aves marinhas e tubarões que os pescadores observam no PNBIMA, e se fez a recolha do nome comum que usam para designa-los.
Em Porto Mosquito participaram treze pescadores e uma peixeira, enquanto em Porto Rincão vinte e três pescadores estiveram envolvidos nos dois dias de trabalhos. Para todos os envolvidos a apreciação final dos trabalhos foi muito positiva.