tomada_de_posse.jpg

Salvador Moniz, Diretor dos Recursos Humanos da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) tomou posse como Administrador-geral da instituição, na terça-feira, dia 9 de março. A cerimónia decorreu na sala de reuniões da Reitoria, no Plateau.

A nomeação foi proposta pela equipa reitoral e a eleição foi feita pelo Conselho da Universidade. Ao Administrador-geral compete orientar e coordenar as atividades e os serviços da Universidade, no âmbito administrativo, económico, financeiro e patrimonial, sob a direção do Reitor.

Salvador_Moniz.jpgNo seu discurso, o novo Administrador-geral avançou que fará o que estiver ao seu alcance para não falhar e nem dececionar as expetativas depositadas. Para isso, contará com o trabalho de todos, sem exceção, para enfrentar um futuro que se mostra cada vez mais incerto. “Estou ciente das responsabilidades do cargo do Administrador-geral desta instituição, mas também estou confiante no sucesso, porque sei que não portarei sozinho essa responsabilidade. Pelo contrário, estarei muito bem acompanhado por todas as equipas de gestão e com certeza toda a comunidade”.

Salvador Moniz, perante os presentes, assumiu o compromisso de prestar toda a colaboração, no sentido de a Universidade de Cabo Verde continuar a desenvolver-se como instituição de ensino superior de referência a nível nacional.

Para o novo Administrador-geral, “Apostaremos na melhoria da nossa eficácia, eficiência e legitimidade, juntaremos os nossos esforços na procura progressiva da melhoria da produtividade e motivação dos colaboradores. Continuaremos os esforços no sentido de aprofundar a autonomia estatutária de que goza a Uni-CV. Manteremos as boas práticas de transparência e prestação de contas”.

Judite_Medina_Nascimento.jpg

Num dia muito especial, a cumprir 7 anos de mandato e a caminhar para reta final do segundo mandato, a Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, lembrou o percurso do novo Administrador-geral, que está nesta Universidade há mais de 26 anos, como início na Biblioteca e na Secretária na Escola de Formação de Professores.

“É um jovem que apostou na capacitação académica ao longo dos anos e na participação efetiva os órgãos de gestão da Universidade de Cabo Verde. É uma pessoa que sempre se deu bem com todos e com todas, soube gerir situações de conflito extremas ao longo da colaboração com a nossa Universidade. Tenho o prazer enorme de dizer que conto com o Salvador Moniz como um colaborador de excelência, um profissional empenhado, honesto e sobretudo entregue à causa da Universidade de Cabo Verde”.

Salvador Leal Moniz, licenciado em Ciências de Educação e Praxis Educativas - Variante Administração Escolar, iniciou o seu percurso como bibliotecário, tendo passado pela gestão de vários serviços da Universidade, nomeadamente o sector Financeiro e Patrimonial do ex-Instituto Superior de Educação (ISE), Serviços de Documentação e Edições, os Serviços Administrativos e Financeiros e os Serviços de Recursos Humanos.

O dia ficou marcado também pela homenagem ao Administrador-geral cessante, Iderlindo de Pina, que esteve no cargode maio de 2018 a fevereiro de 2021.

IMG_2266.jpg

A Reitora da Uni-CV, em nome da toda a comunidade académica, agradeceu ao Iderlindo de Pina, reconhecendo o papel que desempenhou, primeiro enquanto estagiário, passando nos Serviços Financeiros, e depois como Diretor dos Serviços Financeiros durante 4 anos, liderando uma equipa que estava a construir a organização de base do sistema financeiro. Com muita honestidade, transparência, empenho, profissionalismo e capacidade de gestão de conflitos, o Iderlindo de Pina conseguiu durante 4 anos dirigir um dos serviços mais difíceis da instituição, com uma equipa também muito empenhada. Aceitou há 3 anos atrás o desafio de substituir o Doutor Mário Lima na Administração-geral. Audácia, capacidade crítica, empenho e profissionalismo são as características que descrevem o Administrador-geral cessante.

Por sua vez, o homenageado justificou que o motivo de aceitar dirigir os Serviços Administrativos e Financeiros e a Administração-geral foi o desejo de melhorar os Serviços, e de implementar também um conjunto de inovações para melhorar a vida profissional dos técnicos, aumentar a transparência nos processos e facilitar a prestação de contas. O Iderlindo de Pina concluiu desejando “que através do novo Administrador-geral seja feito muito mais do que foi feito através de mim”. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account