No dia 22 de junho de 2019, o Instituto Confúcio na Uni-CV realizou, com sucesso, a 12ª Edição “Ponte Chinesa” - Concurso de Proficiência em língua chinesa para estudantes estrangeiros do ensino secundário, fase final em Cabo Verde. Este concurso foi patrocinado pela sede do Instituto Confúcio/Hanban e organizado pela Embaixada da República Popular da China em Cabo Verde e pelo Instituto Confúcio na Uni-CV.
A aluna Tamiris Nascimento Évora da Escola Secundária Cesaltina Ramos na Cidade da Praia, foi a vencedora com um excelente discurso em mandarim e uma magnífica atuação de dança tradicional chinesa. Tamiris irá representar Cabo Verde na fase internacional do concurso, na China.
Foi a primeira edição realizada a nível das escolas secundárias em Cabo Verde e contou com a presença do Embaixador da República Popular da China, Sr. Du Xiaocong, da Magnífica Reitora da Uni-CV, Doutora Judite Nascimento, de alguns diretores e representantes das escolas secundárias onde se leciona o mandarim, da Associação dos Médicos Chineses em Cabo Verde e da Associação de Empresários Chineses em Cabo Verde.
A Reitora da Uni-CV fez a abertura do concurso, agradecendo ao Sr. Embaixador da China em Cabo Verde pelo apoio na instalação do Instituto Confúcio na Uni-CV e pela cooperação e intercâmbio cultural entre Cabo Verde e China ao longo desses anos. Realçou a realização desse concurso como uma grande oportunidade para os estudantes do ensino secundário mostrarem o que realmente aprenderam durante as aulas de mandarim, não só no que concerne a aprendizagem desta língua, mas também na compreensão da cultura chinesa.
O Embaixador da República Popular da China em Cabo Verde parabenizou os dirigentes do Instituto Confúcio na Uni-CV pela evolução do Instituto desde a sua criação até a presente data. Citou que, atualmente, existem 60 Instituto Confúcio em África e que a sua criação tem contribuído para o enriquecimento das relações de cooperação e amizade entre China e os países africanos, e espera que o ensino do mandarim seja cada vez mais valorizado em Cabo Verde.
O representante da Delegação de Educação em Assomada, o Sr. Nelito Mascarenhas, agradeceu aos Diretores do Instituto Confúcio na Uni-CV pela implementação do ensino do mandarim que tem tido progresso no sistema educativo cabo-verdiano e almejou que esse concurso seja organizado todos os anos.